Então reunimos nesta postagem 20 atividades das nossas apostilas de leitura e interpretação. Portanto a finalidade das atividades é trabalhar com leitura e compreensão ou interpretação de texto – texto com interpretação 5 ano
Existem diversas possibilidades criativas para trabalhar a literatura com os alunos desta série. É importante mostrar que aprender é mais do que memorizar informações. Algumas atividades interessantes podem estimular não só o conhecimento, mas também despertar a curiosidade e interesse dos alunos. Podemos falar sobre jogos de adivinhação, produção de contos e dramatização, entre outras ideias divertidas. Embarque comigo nesta viagem às formas mais criativas de trabalhar a Literatura no 5º ano!
Portanto se você precisa de mais atividades de leitura e interpretação de texto temos aqui no blog diversas atividades para baixar. Então confira algumas sugestões na lista abaixo:
Materiais necessários: Selecionar o grupo de livros a ser utilizado na atividade previamente. Na dinâmica desta proposta de roda de leitura, pode ser criada uma cenografia do ambiente de leitura para que os estudantes adentrem na ideia das adaptações das obras literárias para o cinema e, com isso, sejam criadas expectativas de leitura. Uma sugestão é transformar uma parte da sala em uma espécie de estúdio de gravação para que os estudantes compartilhem informações em voz alta.
Primeiramente, a atividade possui um texto com atividades de leitura e interpretação. Para melhor aproveitamento da leitura colocamos uma página de atividade de gramática 5º ano.
Todas as tardes Lúcia toma a boneca e vai passear à beira d’água. […] Nesse divertimento leva muitas horas, até que tia Nastácia apareça no portão e grite:
Preparação: Para sua própria exposição, estimulando o aluno, selecione e realize uma leitura prévia da obra que vai ler, no intuito de ensaiar uma leitura mais expressiva em voz alta. Selecione uma obra literária adequada para a faixa etária e que apresente elementos multissemióticos, no intuito de analisar os efeitos de sentido decorrentes da relação entre a linguagem verbal e não verbal. Para os alunos, informe que precisam escolher um livro para transformar em filme, aquele que eles mais gostaram de ler, pensando nos elementos que poderiam ajudar em uma gravação: personagens principais, cenário/ilustrações ou descrições de espaço, partes da narrativa: começo, clímax, desfecho.
Este slide não deve ser exibido para os alunos, ele apenas apresenta uma nova possibilidade da dinâmica de sessão, para que você, professor, possa se planejar por meio de outras opções.
Editor-chefe do portal. É jornalista por formação e apaixonado por literatura. Tem vasta experiência na área de comunicação e é responsável pelo conteúdo publicado no site. Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Ricardo Almeida é o editor-chefe do portal Bienaldolivrojf.com.br.
Uma maneira criativa de trabalhar literatura no 5º ano é transformar o ambiente escolar em um espaço lúdico e inspirador. Por exemplo, os professores podem usar recursos digitais para criar um mural interativo onde os alunos podem compartilhar suas próprias ideias e opiniões sobre as obras literárias que estão lendo. Além disso, os professores podem usar recursos digitais para criar atividades divertidas, como jogos ou projetos interativos, para ajudar os alunos a entender melhor as obras literárias. Esses recursos criativos podem ajudar os alunos a desenvolver suas habilidades de leitura e escrita, bem como estimular seu interesse pela leitura.
Dessa maneira, crie expectativas de leitura comentando sobre o caráter estético das obras literárias e estimule a participação da turma questionando: se eu pudesse escolher uma história para transformar em filme, eu escolheria esta (mostre sua escolha aos alunos e realize uma breve paráfrase do livro). E continue: será que vocês podem escolher um livro que tem uma história tão interessante que poderia virar filme?
Informações sobre o gênero: Segundo João Canavilhas, “a redação da notícia começa pelos dados mais importantes: a resposta às perguntas o quê, quem, onde, como, quando e por quê, seguidas de informações complementares organizadas em blocos decrescentes de interesse. Essa técnica é chamada de pirâmide invertida. De acordo com esse autor, no webjornalismo o uso da técnica da pirâmide invertida limita a organização de uma notícia aberta e de livre navegação em que o jornalista pode oferecer novos horizontes de leitura, através de ligações entre pequenos textos e outros elementos de multimídia”.
(EF35LP21) Portanto ler e compreender, de forma autônoma, textos literários de diferentes gêneros e extensões, inclusive aqueles sem ilustrações, estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.
As novas tecnologias digitais oferecem uma grande oportunidade para os alunos do 5º ano desenvolverem suas habilidades de leitura e escrita. Os professores podem desafiar os alunos a usar as novas tecnologias para criar projetos interativos sobre as obras literárias. Por exemplo, os alunos podem usar recursos digitais para criar vídeos, podcasts ou jogos educacionais sobre as obras que estão estudando. Esses projetos podem ajudar os alunos a compreender melhor o conteúdo das obras e desenvolver suas habilidades de leitura e escrita. Além disso, esses projetos permitem que os alunos explorem sua própria criatividade e desenvolvam suas próprias ideias e opiniões sobre as obras literárias.
Nessa variação, pode-se incluir algum filme, trecho de filme ou animação adaptadas de uma obra literária lida pelos estudantes. É possível comparar algumas semelhanças e diferenças entre cinema e literatura, palavra e imagem.