Como testar diodo em placa? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
No sentindo reverso, ligamos o comum (ponta preta) do multímetro no anodo, e o positivo (ponta vermelha) no catodo. Quando medimos o diodo no sentido direto o multímetro deve mostrar o valor da tensão de barreira do diodo. No sentido reverso o multímetro mede aberto (OPEN; OL; 1.)
Como testar diodo notebook?
Como testar Diodo comum?
Coloque o multímetro na escala de continuidade;
Coloque cada ponteira do multímetro em uma extremidade do diodo, observe o resultado no visor;
Agora inverta as ponteiras observando o visor;
Se de um lado aparece uma resistência no multímetro e invertendo fica infinito, então o diodo está bom.
10 de out. de 2018
Como testar um diodo TVS?
Se você estiver utilizando multímetro com bateria de 9V para testar a sua continuidade, pode ser que ele apresente continuidade nos dois sentidos, pois, sua tensão de ruptura está entre 8,65 e 9,65 V. Você poderia testar a sua continuidade em série com um LED para que a queda de tensão no LED abaixe a tensão no diodo.
Como testar diodo na placa com multímetro analógico?
Testar diodos usando multímetro é uma tarefa simples: no multímetro analógico, selecione uma escala de baixa resistência e polarize o diodo diretamente com as ponteiras (lembre-se que no multímetro analógico, a ponteira positiva é a preta e a negativa é a vermelha).
Como medir um diodo SMD na placa?
Para medir o diodo com o multímetro digital, vamos usar a escala de Diodo, ai é fácil, não é? já vem o desenho do diodo na escala do multímetro. No multímetro analógico, vamos usar a escala de X1 e na escala de X10k para medir o diodo comum, sem ser zener.
Como funciona um diodo TVS?
O TVS se torna condutor antes que a ruptura inversa seja alcançada com um transiente, absorvendo sua energia. Proteção contra ruptura inversa. Uma outra forma de empregar o TVS numa ponte de diodos, onde apenas um é necessário para proteger os 4 diodos é mostrada na figura 8.
O que causa queima de diodo?
A figura abaixo mostra o gráfico de funcionamento do diodo: No gráfico, o verde significa polarizado diretamente, o azul reversamente e o vermelho é a zona de ruptura, onde se a tensão reversa for maior que |Vbr|, a junção PN do diodo se rompe, em outras palavras, o diodo queima.
Como Polarizamos um diodo reversamente?
Na polarização inversa, acontece o seguinte: o diodo faz papel de uma chave aberta, já que não circula corrente, não haverá tensão no resistor, a tensão fica toda retida no diodo, ou seja, nos terminais do diodo há uma tensão de 10 V.
Como testar um zener no circuito?
2- Testar o zener fora da placa: Tire o zener da placa e monte o circuito abaixo. Alimente o circuito com uma tensão 3V maior que a tensão zener. Se o zener estiver bom o multímetro irá medir um valor próximo à tensão zener.
Como funciona diodo SMD?
Um Diodo SMD é um componente fabricado com materiais cristalinos semicondutores que possui junções P-N internas conectadas em dois terminais. O menor tamanho do diodo SMD comparado com o diodo tradicional traz como maior benefício a maior velocidade de transmissão dos sinais elétricos com a menor perda possível.
Como testar diodo schottky SMD?
Inverta as ponteiras do multímetro ao colocar a ponteira positiva no cátodo e a preta no ânodo do diodo. Observe se o multímetro emite um som. Se não acontecer, o Schottky está funcionando corretamente.