Como surge o caruncho no feijo? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
O feijão pode ser atacado pelo caruncho ainda no campo, antes de ser colhido e trilhado. A fêmea do inseto deposita na casca do feijão o ovo que, ao eclodir, libera a larva, que fura o grão e se alimenta dele até se transformar em pupa. Para evitar o caruncho, há diversas opções.
Como surge o caruncho do milho?
O indício mais claro de problemas nos alimentos é um pozinho que se acumula no fundo de sacos plásticos e outros recipientes. Esse resíduo resulta de quando os gorgulhos devoram o macarrão ou os grãos ali contidos. Você pode perceber, ainda, pequenos orifícios nas embalagens.
Seja no arroz, na farinha ou no feijão, é comum abrir um pacote e se deparar com eles. Os carunchos, os famosos bichinhos que surgem no meio dos alimentos, vez ou outra aparecem na dispensa para lembrar que sempre deve haver cuidado com o armazenamento da comida.
Como saber se o feijão está com larva?
Larvas no feijão: isso existe? Algumas pessoas já identificaram pontinhos brancos no feijão que podem ter aspecto similar ao de larvas. Contudo, isso é um mito. O que ocorre é que algumas variedades do grão, como o carioca, ao serem cozidas podem soltar um broto, o sistema embrionário do feijão.
Como eliminar o caruncho do milho?
O caruncho do milho destaca-se entre os principais insetos-pragas de grãos e sementes armazenadas e o principal método de controle é o expurgo com produtos químicos fumigantes.