A área aceita atuações de psicólogos e pedagogos. Isso significa que é preciso se formar em Pedagogia ou Psicologia. Assim, o estudante pode, por exemplo, estudar Pedagogia a distância ou no modo presencial, mas, depois, precisa se especializar ou realizar uma pós-graduação em Neuropsicopedagogia.
dois anos
Graduados em Pedagogia, Psicopedagogos, Licenciaturas, Psicologia, Fonoaudiologia, Fisioterapeutas, Terapeutas Ocupacionais, e áreas afins, profissionais que atuam em instituições de ensino e demais profissionais graduados no ensino superior.
Ela surgiu no ano de 2008, no estado de Santa Catarina, quando docentes de uma instituição de ensino criaram um grupo de estudos que promoveria observações e pesquisas sobre o contexto escolar.
Existem poucos cursos de graduação em Psicopedagogia. São apenas duas universidades reconhecidas pelo MEC que oferecem o curso: Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Centro Universitário FIEO (UNIFIEO)
A seguir, veja quais são algumas das principais disciplinas da graduação em Psicopedagogia.
Matérias do curso de Psicologia
O que é pós-graduação em Psicopedagogia? Uma pós em Psicopedagogia, seja lato sensu ou stricto sensu, ajuda o profissional a se especializar em áreas como Psicopedagogia Clínica e Institucional, Psicopedagogia Institucional e Clínica e Educação Especial e Psicopedagogia Institucional e Clínica.
18 meses
O que fazem os psicopedagogos Esta é uma área multidisciplinar, que abrange conhecimentos da Antropologia, Psicologia, Pedagogia e Saúde, como relações familiares, neuropatologias, cognição e aprendizagem.
O objeto central de estudo da psicopedagogia está se estruturando em torno do processo de aprendizagem humana: seus padrões evolutivos normais e patológicos e a influência do meio (família, escola, sociedade) em seu desenvolvimento.
Diagnosticar uma dificuldade de aprendizagem é a questão mais importante do psicopedagogo, pois requer muita atenção, responsabilidade e sensibilidade para descobrir o que está interferindo na aprendizagem do aluno.
A psicopedagogia hospitalar tem como foco principal auxiliar os processos de aprendizagens e também o desenvolvimento cognitivo, emocional e educacional, favorecendo a recuperação do individuo. Por tanto o trabalho realizado tem como tema à “Psicopedagogia hospitalar: um olhar humanizado as crianças hospitalizadas”.
O psicopedagogo hospitalar é aquele profissional que, com conhecimento na área da aprendizagem e da saúde, atua em todo o processo de hospitalização, instrumentalizando o paciente a aprender sobre si mesmo, sobre como ajudar-se em sua cura, como e porque aceitar e fazer uso das medicações, bem como atua com o ...