Atualmente, um fiel pode ser excomungado se profanar as coisas sagradas da Igreja, se agredir fisicamente o papa, em caso de apostasia, em caso de aborto, em caso de heresia e em caso de cisma, por exemplo. A Excomunhão pode ser aplicada a uma única pessoa ou a um grupo de pessoas.
oito anos
O tempo de duração de cada seminário depende da decisão de quem o organizar, da quantidade de palestrantes que realizem suas apresentações, e de quais serão os conteúdos do cronograma. Um curso ou seminário pode desenvolver-se em um total de 2 horas ou até no máximo 3 meses com uma determinada frequência.
Mas não basta ser temente a Deus e cumpridor dos deveres cristãos para se tornar um diácono. É preciso ter ao menos 35 anos, ser casado há dez, estudar teologia e fazer um curso em uma escola diaconal – a CND calcula que existam 90 centros desse tipo no País.
Então, basicamente, são pessoas que já estão habituadas às práticas da Igreja Católica e que já vivem uma vida religiosa. A instituição Católica também exige que a freira tenha entre 18 e 40 anos, seja solteira e sem dívidas.
As monjas vivem uma vida de clausura desde que receberam o hábito, que simboliza a veste de Nossa Senhora. Fizeram uma escolha, lá atrás. Optaram por deixar os prazeres da carne, se despediram da família, amigos, algumas delas até de namorados e se entregaram a Cristo. As freiras acordam cedo, às 4h50.
A Igreja, no entanto, mantém o celibato porque acredita que os celibatários desempenham suas funções religiosas melhor do que os casados, segundo os especialistas. Essa é a visão oficial da Igreja, corroborada por alguns especialistas.
Foi só no TRF (Tribunal Regional Federal) da 4ª Região, em Porto Alegre, que a freira conseguiu reverter a decisão. O acórdão do TRF acolheu um parecer do Ministério Público Federal, que afirma que o uso do véu está relacionado à convicção religiosa da freira, protegida pela Constituição Federal.
Dom Carlos era contra o celibato obrigatório dos padres, apoiando o direito destes poderem optar livremente e sem imposição alguma entre o matrimônio e o próprio celibato....
A experiência de um padre casado. Padres casados também existem na Igreja Latina, ainda que como exceção. O principal caso talvez seja o das comunidades anglicanas que, durante o pontificado de Bento XVI, decidiram entrar em comunhão com a Igreja Católica.
O Papa Inocêncio II, nascido Gregorio de Papareschi, foi Papa de 14 de fevereiro de 1130 até 24 de setembro de 1143. Instituiu o celibato, combateu a usura, a simonia, os falsos pontífices, e também os falsos sacramentos e as falsas penitências.
A princípio, padres não se casavam por opção, para dedicar 100% do tempo e das energias à oração e à pregação – da mesma forma que Jesus Cristo. Em 1139, ao final do Concílio de Latrão, contudo, o matrimônio foi proibido oficialmente a membros da Igreja.
Capelão (em francês: chapelain) é um ministro religioso autorizado a prestar assistência e a realizar cultos em comunidades religiosas, conventos, colégios, universidades, hospitais, presídios, corporações militares e outras organizações ou corporações, e que geralmente é oficiado por um padre ou pastor.
Há os diáconos em grau permanente que podem ser homens solteiros, casados ou viúvos. ... O diácono pode realizar, sob orientação de um sacerdote, algumas celebrações religiosas, batismos e abençoar casamentos, além de fazer homilias e pregações.
Os Sete Diáconos foram líderes eleitos pela igreja antiga para pregar para as pessoas de Jerusalém.
Febe era uma cristã, descrita na Epístola aos Romanos como "estando a serviço" da Igreja em Cencreia. Dependendo da versão, ela aparece como uma "serva", que se utiliza de uma versão geral ao invés de uma mais específica do original grego. Outros já traduzem o termo como "diaconisa".
Eram geralmente ordenadas para o serviço e trabalhavam sobre uma base de igualdade com o diácono. Deveriam ser solteiras ou viúvas em idade mais avançada. Os deveres das diaconisas de visitar e cuidar dos pobres e enfermos constituíam funções secundárias, o objetivo principal era atender aos desamparados da igreja.
34 d.C.
De acordo com o livro de atos dos apóstolos, os dois morreram de morte instantânea por não serem sinceros, e após omitirem verdades para os demais cristãos do grupo em que pertenciam.