Como se faz o exame PET? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Para a realização do exame PET-CT, é necessário que o paciente esteja em jejum de seis horas. Além disso, nas 24 horas que antecedem o exame, deve-se manter uma dieta pobre em carboidratos – pães, massas, batata, arroz, doces, laticínios, entre outros – e não realizar atividades físicas.
Qual o exame PET-ct?
O PET-CT é um exame que revela as alterações no metabolismo celular, tendo aplicações clínicas nas áreas da cardiologia, neurologia, e principalmente na oncologia, sendo solicitado para avaliação de metástases e estágio da doença, para direcionar e avaliar a eficácia do tratamento.
Como é feito o exame Pet-ct?
O exame é feito com a administração oral, através de líquidos, ou diretamente na veia de um traçador, que normalmente é a glicose marcada com uma substância radioativa. Pelo fato do traçador ser a glicose, esse exame não traz risco à saúde, já que é facilmente eliminada pelo organismo.
O que é o exame Pet-ct?
COMO FUNCIONA – O PET-CT é um dos mais avançados exames de imagem, fornecendo informações moleculares e anatômicas ao mesmo tempo. Ele utiliza a glicose marcada com um átomo de flúor radioativo para detectar os tumores, que normalmente tentam se multiplicar e espalhar pelo organismo.