EQST

Como Ries Define A Criança?

Como Áries define a criança?

Foi possível constatarmos que a criança era tida como uma espécie de instrumento de manipulação ideológica dos adultos e, a partir do momento em que elas apresentavam independência física, eram logo inseridas no mundo adulto. A criança não passava pelos estágios da infância estabelecidos pela sociedade atual.

O que estuda a história social da infância?

Um estudo histórico sobre a criança na vida social desde a Idade Média até a modernidade, quando temos uma reconfiguração sobre a estruturação da família. Você poderá estudar sobre a inserção da criança no meio social, contrapondo as ideias do passado com o presente.

O que é história da infância?

UMA HISTÓRIA DA INFÂNCIA: DA IDADE MÉDIA À ÉPOCA CONTEMPORÂNEA NO OCIDENTE. ... A primeira, ocupa-se das mudanças nas concepções de infância a partir da Idade Média. A segunda, trata da relação das crianças com seus pais e com seus pares ao longo das etapas do seu processo de crescimento.

Como surgiu a concepção da infância?

“A “descoberta” da infância teria de esperar pelos séculos XV, XVI e XVII, quando então se reconheceria que as crianças precisavam de tratamento especial, “uma espécie de quarentena”, antes que pudessem integrar o mundo dos adultos” ( HEYWOOD, 2004, p. 23).

Como é a infância de hoje?

No Brasil, esta etapa de vida é compreendida como o período entre o nascimento e a adolescência, por volta dos 12 anos. Há, ainda, uma subdivisão: a primeira infância, que vai dos 0 aos 6, uma fase ainda mais intensa de desenvolvimento e, portanto, de potencialidades.

Qual a concepção de infância de acordo com o autor Philippe Ariès?

Ele defendeu que a infância é um conceito construído socialmente na transição da sociedade feudal para a industrial. Essa ideia abriu espaços para várias discussões, sendo apreciada ou refutada, impulsionando um novo campo epistemológico.

Quais os dois sentimentos da infância?

nossas sociedades industriais. Da indiferença aos dois sentimentos da infância: Paparicação: a criança se tornava uma fonte de distração e de relaxamento para o adulto. Exasperação: irritação com a atenção dedicada às crianças e disposição para controlar e disciplinar as crianças.

Quando as crianças passaram a ser vistas como crianças?

Tem mais depois da publicidade ;) Então, a partir do século XVIII, as crianças começaram a ser reconhecidas em suas particularidades, começaram a possuir um quarto único, alimentação considerada específica e adequada, começaram a ocupar um espaço maior no meio social. Ali nascia a concepção de infância.

O quê Áries chama de a descoberta da infância?

De acordo com sua interpretação, o sentimento de amor pelas crianças foi, durante muitos séculos, despercebido, sufocado, chegando mesmo a não existir. ele chamou de "descoberta" da infância, questionando, sobretudo, o risco que significa a interpretação unidirecional de um sentimento de infância, como aponta Ariès.

Quais as concepções de infância?

De acordo com Costa (2009), a escola surge junto com a idéia de que a infância é um período da vida que precisa ser cuidada e moldada. Nas concepções atuais, elas são consideradas como ser histórico-social, condicionadas por vários fatores, seja eles sociais, econômicos, culturais, ou até mesmo político.

Como as crianças eram vistas a partir do século XI Segundo Philippe Ariès?

Crianças sempre existiram independentemente das concepções que se tinham delas. O estudo histórico de Ariès (1981) destacou que, durante parte da Idade Média, as crianças eram consideradas como meros seres biológicos, sem estatuto social nem autonomia.

Quando surgiu o sentimento de infância?

A criação de uma criança inocente e pura não era parte do mundo real medieval, fora fruto de um imaginário religioso místico e até por dizer fantasioso no século XIII na França. ... É o que demonstra sentimento de infância quando surge no século XVII.

Quando se fala em sentimento de infância?

( ) Quando se fala em sentimento de infância, deve-se dar atenção à noção de sentimento moderno de infância, correspondente a atitudes contraditórias que caracterizam o comportamento do adulto, como o ato de “paparicar” uma criança.

Como a criança era vista no século XX?

A criança era vista como um adulto em miniatura e, por isso, trabalhava nos mesmos locais, usava as mesmas roupas, era tratada da mesma forma que o adulto. Sem o estabelecimento das diferenças entre adulto e criança, restava para ela o aprendizado das tarefas do dia a dia.

Como era vista a infância antigamente?

Na idade média a criança era vista como um adulto em miniatura, trabalhavam nos mesmos locais, usavam as mesmas roupas. “A criança era, portanto, diferente do homem, mas apenas no tamanho e na força, enquanto as outras características permaneciam iguais” (ARIÈS, 1981, p. 14).

O que é infância Para Aires?

Tomar a infância como uma descoberta na ótica de Ariès (1978) não significa negar a existência biológica das crianças, nem mesmo a falta de amor por elas, mas de considerar as transformações no modo como as pessoas, em especial, as famílias, passaram a ver as crianças e reconhecendo nelas a sua condição peculiar ...