Saiba como recuperar uma planta seca
Sua planta pode ser vítima de doenças como a murcha de Verticillium ou antracnose da hortelã e pode ser infestada de insetos, como besouros de pulga, brocas de raiz, ácaros ou gorgulhos da raiz. Esta não é uma ocorrência provável, uma vez que o forte odor de menta repele a maioria dos insetos e outras pragas.
Embora a hortelã exija bastante água, o solo deve estar sempre bem drenado. Portanto, o vaso deve apresentar furinhos no fundo, para que a planta não fique encharcada e morra. Lembre-se de plantar a hortelã sozinha no vaso, pois como é uma erva invasora, pode prejudicar o desenvolvimento de outras plantas.
A hortelã pode ser podada na altura do solo, e nestes casos é preciso deixar 3cm de caule, que garante o rebrotamento. Já a salsinha deve ser podada acima da sua primeira ramificação.
O manjericão... conforme a planta for crescendo, devemos remover os dois pares de folhas da extremidade superior de cada ramo. Na base de cada folha exitem duas pequenas folhas que crescem para fora do caule, corte logo acima (tomando cuidado para não danificá-las).
Você pode usar a vontade pois não desregula o pH da terra é só faz bem para as plantas, se preferir pode diluir na água dois 400 ml de húmus para 2 litros de água e deixe curtir por 2 dias , depois é só aplicar nas plantas.
2) Retire as folhas, deixando apenas as duas do topo; 3) Deixe o galho num copo com água até aparecerem muitas raízes; esse processo leva cerca de duas semanas, até que essas raízes sejam fortes o suficiente; troque essa água de dois em dois dias; 4) Escolha o local desejado e plante sua nova mudinha com cuidado.
Se estão começando a dar sinal de que precisam, é hora de adubá-las: — Em geral, a horta precisa ser regada a cada três meses, o gramado duas vezes por ano e as plantas que dão flor uma vez por mês. Exceto orquídeas, que devem ser adubadas uma vez por semana — explica a paisagista Carol Costa.
Veja as nossas sugestões de combinação:
As hortelãs/mentas não são boas companheiras pois possuem raízes invasoras. Ou seja, se plantadas próximas a outra plantas ou espécies resultarão na morte das companheiras, pois suas raízes crescem e espalham-se muito rapidamente, roubando os nutrientes das plantas vizinhas.
Girassóis
BETERRABA: Você pode plantar a beterraba com a couve-de-Bruxelas, brócolis, cebola, acelga e repolho. PEPINO: O pepino é amigo do repolho, rabanete, feijão e milho.
Couve (Brassica oleracea) Plantas companheiras: cebola, batata, beterraba, camomila (Chamomila spp.), hortelã (Mentha spp.), endro, sálvia, alecrim, tomilho (Thymus vulgaris).
Embora seja uma planta herbácea de clima frio, a couve é resistente para se desenvolver em locais com temperatura acima dos 25 ºC. No entanto, em regiões quentes, a recomendação é cultivar a hortaliça durante o outono e o inverno e em área com parte sombreada.
Semeie as sementes a aproximadamente 1 cm de profundidade. A germinação ocorre normalmente dentro de uma semana ou duas. A couve também pode ser cultivada em vasos com um mínimo de 25 cm de diâmetro e altura.
Corte apenas os talos das folhas que quer colher e não toque na raiz. Retorne em uma semana e colha as novas folhas grandes. A couve precisa ser colhida rotineiramente. Se não a colher por mais de uma semana, a planta pode ser comida por pestes.
Atenção as folhas escuras e amareladas Não confunda o verde escuro natural de uma boa couve com o escuro enegrecido. Essa cor significa que a couve está praticamente apodrecendo. A folha da couve também está apodrecendo quando está amarelada, o que indica que você deve evitar comprar essas folhas com tais colorações.
Dependendo do cultivar a planta pode ficar muito alta. Neste caso, pode-se cortar a extremidade do caule principal para favorecer o desenvolvimento dos brotos laterais e manter assim a planta em uma altura que você considere confortável para o manuseio e a colheita.
Uma dica excelente que eu uso sempre é separar as folhas (vale pra alface, couve, acelga, escarola, rúcula, funciona com todas as folhas) e mergulhá-las numa tigela bem grande, cheia de água gelada e 2 colheres de sopa de qualquer vinagre. Mas a água tem que estar bem gelada!
PLANTIO A couve-flor se desenvolve bem em solo pesado e argiloso, porém profundo e bem drenado, e não tolera solos ácidos. Por isso é necessário aplicar calcário, de preferência o dolomitico. Use quantidade que eleve o pH para 6 a 6,5. A cultura é exigente em nitrogênio, potássio, cálcio e sódio.