“Naqueles dias, eu, Daniel, pranteei durante três semanas. Manjar desejável não comi, nem carne, nem vinho encontraram na minha boca, nem me ungi com óleo algum, até que passaram as três semanas inteiras” (Dn 10:2-3). O Jejum de Daniel está mencionado na bíblia, no livro que leva o nome do profeta.
Pensando nisso, a Universal promove todo ano o Jejum de Daniel, inspirada no personagem bíblico de mesmo nome, que jejuou durante 21 dias. Neste ano, a campanha acontece entre os dias 2 e 22 de agosto.
Quem participa da prática de 21 dias bebe apenas água e come somente alimentos cultivados a partir de sementes, como frutas, verduras e legumes. Além disso são permitidos grãos integrais, nozes, castanhas e óleos vegetais saudáveis.
Basicamente, o jejum bíblico é se abster de alimento por um determinado tempo, ou seja, deixar de comer todos ou alguns tipos de alimentos. E o jejum bíblico ou jejum espiritual deve ser feito com o propósito de você intensificar a sua busca por mais da presença de Deus! ... Existe outros tipos de jejum nos dias de hoje.
No que consiste um jejum de sete dias: Nenhuma comida sólida ou outro líquido que contém nutrientes (como sucos, leite, refrigerantes, etc) são permitidos. É possível beber tanto água natural, como quente ou fria. Alguns aconselham beber cerca de 2 litros de água por dia, outros o quanto o seu corpo pedir.
1h ou 1h30 após quebrar o jejum intermitente você já pode comer uma refeição normal, de preferência incluindo alimentos ricos em:
Apenas note que uma refeição que seja 100% proteínas pode ser algo abaixo do ideal para comer antes do jejum. Resumindo: Vai ser inteligente aliar gorduras ou fibras na sua refeição antes do jejum — isso tende a diminuir a velocidade da digestão e te manter saciado(a) por mais tempo.
Não quebre seu jejum com uma fruta, mas a fruta pode participar dessa refeição. Nas suas refeições você também pode optar por carboidratos naturais, ou seja, não industrializados, por serem de baixo índice glicêmico e possuírem boa quantidade de fibras.
Os pilares do jejum intermitente Ingestão de líquidos sem calorias durante o jejum: água, café e chás sem açúcar ou adoçante; Evitar itens que não são exatamente alimentos, mas que contenham calorias, como o whey protein.
“No caso da bebida alcóolica, poderia inflamar estômago e intestino, promovendo o ganho de peso corporal através do famoso inchaço. Além disso, para quem quer ganhar massa, a bebida não é indicada, pois pode atrapalhar a metabolização de vitaminas e nutrientes no fígado”.
E logicamente os alimentos já permitidos no Jejum Calórico: água, café puro, chás e caldo de ossos. No Jejum Metabólico você pode, por exemplo, colocar um pouco de óleo de coco, leite de coco ou creme de leite no seu café, mas sem exageros.
Nesse modelo as pessoas costumam comer no período de 8 horas, realizando apenas 3 refeições, e ficam sem consumir nenhum alimento por 16 horas. Durante esse período é permitido apenas ingerir água e bebidas não calóricas, como café e chá sem açúcar.
Quando estamos em jejum, nosso corpo entra em estado de alerta, e todo o sangue é direcionado para os órgãos vitais: coração, cérebro e pulmão. Quando o fluxo sanguíneo é direcionado para esses órgãos acontece, como consequência, ocorre uma limpeza do trato intestinal, pois ele encontra-se sem nutrientes.
"O único momento em que o corpo tolera um jejum de oito ou dez horas, sem prejuízo ao metabolismo, é quando você dorme e há redução na energia gasta", diz Ellen. Nos demais casos, a falta de glicose causa diversos efeitos colaterais, como tontura, confusão mental e até mau hálito.
Caso você fique 24 horas sem comer, por exemplo, o organismo ficará em cetose durante muito tempo - portanto, atenção! Obs.: Caso o processo de cetose ocorra por muito tempo, o sangue pode ficar ácido demais (por conta dos corpos cetônicos), acarretando problemas mais graves.