Os meios de cultura são classificados de acordo com seu estado físico, podendo ser sólido, quando possui agentes solidificantes como o ágar; semissólido, quando a consistência de ágar e/ou gelatina é intermediária, ou líquido, quando não possui solidificantes, caracterizando-se como caldo.
Semeadura em meios específicos e incubação em atmosfera de anaerobiose. Abscessos fechados, celulite, sangue, punção de seios paranasais, líquido pleural, aspirado transtraqueal, lavado brônquico, líquor, líquido ascítico, urina colhida através de punção supra-púbica, etc.
O oxigênio atmosférico da jarra é rapidamente absorvido com a geração simultânea de dióxido de carbono. Este método difere de outros sistemas geradores em que a reação prossegue sem hidrogênio, eliminando assim a necessidade de um catalisador. Além disso, não é necessária água para acionar a reação.
A Jarra de Anaerobiose foi projetada para permitir o desenvolvimento e cultivo de microrganismos anaeróbios em atmosfera de CO2 ou H2, sem o auxílio de vácuo, manômetros ou válvulas de pressão.
O termo anaerobiose reporta-se à ocorrência de reações químicas na ausência de oxigénio.
Anaerobiose é um processo de respiração que ocorre SEM A PRESENÇA DE OXIGÊNIO. Algumas bactérias são anaeróbias, pois sobrevivem sem presença de oxigênio. Aerobiose é o processo bioquímico que ocorre COM A PRESENÇA DE OXIGÊNIO.