Se você gerencia uma construtora e deseja participar de uma licitação para obras públicas, o primeiro passo é cadastrar a empresa nos portais. Em seguida, analise os editais e, se você atende aos pré-requisitos e pode oferecer preços competitivos, crie uma proposta vencedora.
A medição de obras é um processo fundamental nos casos em que o controle da evolução dos serviços é exigido como contrapartida financeira. Este processo busca garantir que o andamento físico da obra seja monitorado, a fim de manter os custos realizados alinhados aos custos levantados durante a etapa de planejamento.
Para saber a área construída de uma casa são levadas em conta as áreas de todos os pavimentos considerados cobertos. Por exemplo, Se sua casa tem dois andares e mais um abrigo para carro a área construída será a soma do abrigo + a área do pavimento térreo + a área do pavimento superior.
Incluindo garagem e as paredes em si. A área total é a soma de todas as áreas. É a soma da área privativa mais a área de uso comum. A área útil é considerada o espaço privativo, o interior do imóvel em que você vive(ou vai viver), é feita com o somatório de cada área dos ambientes internos.
A fórmula básica você aprendeu anteriormente, onde M² = COMPRIMENTO x LARGURA. Depois de calcular o metro quadrado de cada cômodo ou área faremos a soma total no final. Podemos concluir que este apartamento ou casa possui aproximadamente 41,30 m² de área útil.
É a soma das áreas cobertas e descobertas de todos os pavimentos de uma edificação, incluindo a área de piso e as paredes. Exemplo 1: Se sua casa é um sobrado, a área construída será a soma da área de piso térrea com a do segundo pavimento, além da espessura de todas as paredes.
Área total é a soma da área privativa com a fração proporcional de cada espaço comum do edifício. Já a área útil é o que sobra da privativa descontando o espaço ocupado pelas paredes.
A Área Total de um imóvel contabiliza a área privativa mais a área de uso comum, o espaço existente dentro dos prédios. Inclui garagem, varandas, áreas de lazer, hall de entrada, jardim e outras áreas disponíveis no imóvel.
Por exemplo: meça o comprimento e a largura de um quarto, depois multiplique esses dois números para obter o resultado que será o seu m². Leia também: Como decorar a sala de um apartamento grande? Depois que você fizer isso para todos os cômodos do seu apartamento, é só somar tudo. Pronto!