Quando uma pessoa responde a um pedido de benção, essa é uma resposta do Orixá, utilizando-se de sua boca para se comunicar e de suas mãos para trocar naquele que a pediu. O homem não tem o poder divino de bendizer ou de abençoar seus semelhantes. ele é somente ferramenta utilizada pelas divindades.
E o Livro do Eclesiástico nos exorta a ter muito apreço pela bênção dos nossos pais, como se vê abaixo: “ Honra teu pai por teus atos, tuas palavras , tua paciência, A fim de que ele te dê a sua bênção, e que esta permaneça em ti até o teu último dia.
Aláàfia Olúwa – (Alaafia Oluuá) – Eu lhe desejo à paz de Deus. Bùkún re – (Bucum ré) – Pedido de benção. Resposta ao pedido de bênção: Olódùmarè bùkún fún ìwo – (Olodumarê bucum fum iuô) – Eu desejo as bênçãos de Deus para você.
1. Motumbá é um pedido de bênçãos entre os nagôs (língua yorubá) a palavra Motumbá, e a resposta é Motumba Axé. ... Para os Jeje o pedido de benção será Kolofé e a resposta Kolofé Olorum.
A palavra “axé” é também utilizada como forma de saudação. Desejar “axé” a alguém é querer bem. Responder “axé” a algum pedido, louvação ou invocação positiva, significa dizer “que assim seja”. Quando os yorubás invocavam Ìjúbà, respondiam em coro “àse”!
O termo "axé" (de àṣẹ, termo iorubá que significa "energia", "poder", "força") pode se referir tanto aos assentamentos de orixás que ficam nos pejis (altares de candomblé) quanto à força mágica que sustenta os terreiros de candomblé.
Desejar “muito axé!” significa pedir aos deuses que deem energia, ânimo, vitalidade para que seja possível realizar o que desejamos e com muita fé. Axé é energia de vida, é amor e paz. Muito axé pra você!
significa muito poder, energia ou força presentes em cada ser ou em cada coisa. Nas religiões afro-brasileiras, o termo representa a energia sagrada dos orixás., o axé pode ser representado por um objeto ou um ser que é encarregado com energias dos espíritos, em um ritual religioso.