Dicas indispensáveis para o controle da buva resistente a glifosato e outros herbicidas
glifosato
Herbicidas pós-emergentes:
O capim-amargoso é considerado por produtores do Cerrado uma das plantas daninhas mais difíceis de se controlar. ... O herbicida também atua no manejo de dessecação pré-plantio da soja, com eficiência no controle de plantas daninhas de folhas estreitas e largas.
Fornece forragem e suas sementes são diuréticas.
A primeira adubação em cobertura/manutenção deve ser realizada quando as plantas atingirem a altura mé- dia de 50 cm. Recomenda-se a aplicação fracionada de 1.
De modo geral, recomenda-se como adubação de manutenção 400 kg/ha da fórmula 20: 00: 20 (NPK), após cada corte. Após o terceiro corte fazer adubação com 400 kg/ha da fórmula 20: 05: 20 (NPK). IV - ESTABELECIMENTO DO CAPIM ELEFANTE PROPRIAMENTE DITO.
Neste trabalho, os valores de proteína bruta nas doses aplicadas de: 0, 100, 300 e 500kg ha-1 de N foram: 8,7; 8,8; 9,4 e 10,6% na altura residual de 0,20m; e 7,5; 8,4; 9,1 e 10,2% na altura residual de 0,40m, no período chuvoso.
São recomendadas as gramíneas: aveia preta (Avena strigosa), aveia branca (Avena sativa), azevém anual (Lolium multiflorum), capim lanudo (Holcus lanatus) e Festuca (Festuca arundinacea).
Escolher o capim que o boi gosta de comer Os bovinos preferem forrageiras com muitas folhas e poucos colmos. São as folhas que alimentam e engordam o boi. As forrageiras mais apreciadas por estes animais são a paiaguás, a piatã e a marandu. Em seguida a decumbens, a humidícola e a xaraés.
Nesse mesmo período, o capim-xaraés apresentou maior produção de forragem em relação à marandu com o uso da lâmina de irrigação de 45% (252 mm), ao capim-mombaça com o uso de 77% (431 mm) e aos capins tanzânia, pioneiro e marandu com o uso de 120% de lâmina de irrigação (672 mm).
60 dias
Para a semeadura do capim-braquiária, em todos os anos, foi utilizada semeadora de plantio direto com sulcos espaçados 45 cm um do outro.
ALCÂNTARA & BUFARAH (1982) referem, como tolerantes à sombra, o capim-gordura (Melinis minutiflora P. de Beauv.), o colonião (Panicum maximum Jacq. var. trichoglume), já usados, habitualmente, em sistemas silvipastoris no Sudeste, além de Axonopus compressus Sw.