Como funciona quinolonas? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Essa classe de medicamentos tem como mecanismo de ação inibir o “superespirilamento”do DNA, ao inibir as enzimas envolvidas, tais como a DNA-girase e topoisomerase IV, impedindo, assim, o processo de transcrição e replicação do DNA bacteriano.
Qual o mecanismo de ação do Ciprofloxacino?
O ciprofloxacino, antibiótico sintético pertencente ao grupo dos quinolônicos, tem mecanismo de ação decorrente do bloqueio da função da DNA- girase, resultando em alto efeito bactericida sobre amplo espectro de microorganismos.
Quais são os antibióticos quinolonas?
Membros do grupo
Ciprofloxacina: usada no tratamento do Antrax.
Levofloxacina.
Ofloxacina.
Norfloxacina.
Acrosoxacina.
Perfloxacina.
Cinoxacina: usada em infecções urinárias (ITUs)
Ácido nalidixico: usada em infecções urinárias (ITUs)
Mais itens...
Quais medicamentos fazem parte das quinolonas?
Membros do grupo
Ciprofloxacina: usada no tratamento do Antrax.
Levofloxacina.
Ofloxacina.
Norfloxacina.
Acrosoxacina.
Perfloxacina.
Cinoxacina: usada em infecções urinárias (ITUs)
Ácido nalidixico: usada em infecções urinárias (ITUs)
Mais itens...
Qual o mecanismo de ação do antibiótico ceftriaxona?
Mecanismo de acção: A ceftriaxona tem actividade bactericida que resulta da inibição da síntese da parede celular das bactérias. A ceftriaxona tem um elevado grau de estabilidade na presença de beta lactamases produzidas por bactérias gram-negativas e gram-positivas.
Quais são as fluoroquinolonas?
As fluoroquinolonas aprovadas para o tratamento destas doenças são de uso muito comum. Estão entre elas o ciprofloxacino, levofloxacino, moxifloxacino, ofloxacino e gemifloxacino.
Qual grupo pertence a enrofloxacina?
Enrofloxacino é um antibiótico da classe das fluoroquinolonas utilizado em veterinária.
Qual a função do medicamento ceftriaxona?
Este medicamento é indicado para o tratamento de infecções causadas por microrganismos sensíveis à ceftriaxona, como: Sepse; Meningite; Borreliose de Lyme disseminada (estágios iniciais e tardios da doença) (doença de Lyme);
Qual a função do ceftriaxona?
Sua substância ativa - ceftriaxona – é um antibiótico capaz de eliminar uma grande variedade de microrganismos/bactérias responsáveis por diversos tipos de infecções. A concentração plasmática máxima depois de dose única de 1 g IM é alcançada em 2 - 3 horas após a administração.