Como funciona o sistema excretor urinrio? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
O sistema urinário humano é composto por rins, ureteres, bexiga urinária e uretra. A urina é formada pela unidade funcional dos rins, o néfron. A arteríola forma um novelo, o glomérulo, que extravasa o plasma para o néfron, liberando água, sódio, glicose, aminoácidos e ureia, formando o filtrado glomerular.
Faz parte do sistema excretor?
O Sistema Excretor é o responsável por eliminar substâncias que podem ser tóxicas para o organismo humano. Fazem parte do Sistema Excretor o sistema urinário (Rins, Bexiga, Ureteres e Uretra) e as glândulas sudoríparas.
Qual é a importância do sistema excretor?
Para manter o nosso corpo em equilíbrio e com suas funções em perfeito estado, o sistema excretor trabalha filtrando o sangue e eliminando resíduos potencialmente tóxicos, originados das trocas de gases e das reações químicas realizadas pelos outros sistemas que compõem o corpo humano.
Qual o órgão que não faz parte do sistema excretor?
Já o suor e a eliminação de gás carbônico também são considerados excreções, mas não fazem parte do sistema excretor. Isso porque essas eliminações são consequências de outros fatores: no caso do suor, ele está associado à regulação da temperatura do corpo, que elimina água e sais minerais através dos poros.
Qual a importância do sistema excretor para o sangue?
O sistema excretor é o agrupamento de órgãos que filtram o sangue e retiram substâncias indesejadas provenientes do metabolismo do nosso organismo.