Na CSMA/CA, o dispositivo examina o meio físico para verificar a presença de sinal de dados. Se o meio físico estiver livre, o dispositivo enviará uma notificação pelo meio físico com sua intenção de usá-lo. O dispositivo então envia os dados. Esse método é usado por tecnologias de rede sem fio 802.
Ethernet - Controle de Acesso – Cada máquina que quer transmitir "escuta" o meio para verificar se alguma mensagem está sendo transmitida. – Quando nenhuma transmissão é detectada, a máquina inicia a transmissão.
Os protocolos de acesso aleatório derivam do protocolo ALOHA, cujo método foi melhorado incluindo um procedimento para forçar as estações a testarem o meio antes de fazer a transmissão. Requer que cada estação teste (“ouça”) o meio antes de iniciar uma transmissão.
Uma colisão ocorre quando duas ou mais estações pertencentes ao mesmo segmento de rede compartilhado transmitem quadros ao mesmo tempo.
Na subcamada MAC, funciona um protocolo chamado CSMA-CA (Carrier Sense Multiple Access with Collision Avoidance). Esse protocolo evita colisões da seguinte maneira: Considere que uma estação queira transmitir um quadro. Essa estação “ouve” o meio até que este esteja livre.
Esta é a flexibilidade e abertura do Modelo OSI. As funções de sincronização, delimitação das unidades de sinal, controle de erros e seqüenciamento já são características da Camada de Enlace de Dados.
Formulário 32248 Fazer o teste novamente 2 / 2 ptsPergunta 1 Que tipo de entrega usa endereços da camada de enlace de dados? entrega remota entrega local e remota entrega local Correto! Correto!
Qual o nome do formato de encapsulamento na camada de enlace ou data-link? a. Segmento.
Modelo OSI
Protocolos da Camada de Transporte A Camada de Transporte da suíte TCP/IP define dois protocolos de transporte padrão: o TCP (Transmission Control Protocol) e o UDP (User Datagram Protocol).
O modelo TCP/IP está dividido em quatro camadas: Camada de aplicação (FTP, SMTP, TELNET, HTTP, HTTPS, etc.); Camada de transporte (TCP, UDP, etc.);
O controle de fluxo através do TCP, evita que o host transmissor sobrecarregue os buffers do receptor, estabelecendo uma taxa de transferência satisfatória para ambos. Com a multiplexação de conversas de camada superior, várias aplicações podem compartilhar a mesma conexão de transporte.
Você já deve ter ouvido falar do TCP/IP. ... O TCP significa Transmission Control Protocol (protocolo de controle de transmissão, em português). Ele tem como objetivo garantir que os dados sejam integralmente transmitidos, na sequência de envio, para os hosts de destino corretos.