Como feito o exame de PSA livre e total? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
O PSA é realizado através de uma amostra de sangue colhida e enviada ao laboratório para análise, as medições são feitas de acordo com a solicitação médica que pode ser do: PSA Total, corresponde a quantidade de PSA presente no sangue; PSA livre, neste exame é medida a quantidade de PSA que circula solta no sangue.
O que não pode fazer antes do exame de PSA?
O homem que for realizar o exame deve fazer jejum de pelo menos quatro horas, não ejacular por 48 horas antes da coleta e não deve realizar exercícios que causem impacto no períneo.
Qual a relação entre PSA livre e total?
Qual é a relação entre PSA livre e total? A relação entre PSA livre e total faz toda a diferença no resultado do exame. Geralmente, pacientes com maior proporção de PSA livre, quando comparado ao PSA total, não têm câncer de próstata. Ainda que não haja um consenso, essa proporção costuma ser igual ou maior que 15%.
Como calcular a relação entre PSA livre e total?
Primeiramente a relação PSA livre/total. Pode-se se fazer uma conta simples: dividir o valor do PSA livre pelo valor do PSA total. Se essa relação for menor que 10%, 56% dos homens terão Câncer de Próstata detectado. Porém se essa relação for acima de 25%, apenas 8% o terão.
Quais os cuidados antes de fazer o PSA?
É recomendado aos pacientes que precisam fazer o exame de PSA:
jejum de quatro horas;
evitar a ejaculação, andar de bicicleta, motocicleta ou a cavalo, dois dias antes da coleta;
evitar o uso de supositório, sondagem uretral ou a realização do toque retal três dias antes da coleta;
Mais itens...•5 de dez. de 2017
Qual o nível de PSA que indica câncer?
Homens com níveis de PSA entre 4 ng/ml e 10 ng/ml, têm uma chance de 25% de ter a doença. Se o PSA for superior a 10, a chance de ter câncer de próstata é superior a 50%.