EQST

Como Feito O Diagnstico De Sndrome De Down?

Como é feito o diagnóstico de síndrome de Down?

Os exames mais precisos para diagnosticar a síndrome de Down são feitos através da coleta de uma amostra do líquido que fica em volta do bebê (amniocentese) ou de um pequeno pedaço da placenta (biópsia de vilo corial, BVC) para pesquisar os cromossomos anormais que existem na síndrome de Down.

Qual o nome do exame para detectar síndrome de Down?

O NIPT (sigla em inglês para teste pré-natal não invasivo), é um exame simples que avalia o risco de doenças cromossômicas e detecta o sexo do bebê. Esse exame é capaz de detectar mais de 99% dos casos de Síndrome de Down e possui uma taxa de diagnósticos falsos-negativos muito baixa.

É possível detectar síndrome de Down na gravidez?

Atualmente, o teste mais comum é feito entre a 11ª e a 13ª semana de gravidez por meio de ultrassom. Nele, o médico mede a quantidade de um líquido atrás do pescoço do bebê chamado translucência nucal. Crianças com síndrome de Down tendem a apresentar uma maior quantidade de dessa substância.

Como são as pessoas que têm síndrome de Down?

Pessoas com síndrome de Down se divertem, estudam, passeiam, trabalham, namoram e se tornam adultos como todo mundo. Nascer com uma deficiência não é uma tragédia, nem uma desgraça, é apenas uma das características da pessoa. No mundo não existem “os normais” e “os anormais”.

Como detectar síndrome de Down no ultrassom Morfologica?

No primeiro morfológico, a translucência nucal (TN) é o principal indicador para o risco de alterações, malformações ou síndromes, como a de Down, mas tem cerca de 5% de probabilidade de apresentar um resultado falso positivo.

Porque todas as pessoas que têm síndrome de Down se parecem?

As crianças com síndrome de Down têm algumas características físicas e comportamentais muito semelhantes e, geralmente, são muito afetuosas, por isso as pessoas fazem uma analogia do cromossomo extra a uma porção extra de amor.

O que a síndrome de West pode causar?

Cerca de 90% das crianças com esta síndrome geralmente possuem retardo mental, autismo e as alterações bucais são muito frequentes. Bruxismo, respiração bucal, má oclusão dentária e gengivite são as alterações mais comuns nessas crianças.

Tem cura a síndrome de West?

Como existem diferentes causas potenciais para a síndrome de West, o tratamento deve ser baseado no que desencadeou a síndrome, ou seja, no que a causou. Não há cura para a síndrome de West, então, o objetivo do tratamento é reduzir os sintomas.

O que se descobre na ultrassom Morfologica?

A USG morfológica serve para identificar o desenvolvimento do bebê, confirmar a idade gestacional, avaliar o tamanho do bebê, monitorar os batimentos cardíacos e identificar possíveis malformações.

Qual ultrassom ver se o bebê tem síndrome de Down?

O diagnóstico da síndrome de down durante a gravidez é oferecida aos pais para ajudá-los na tomada de decisões. Essa descoberta pode ser feita através de exames específicos, como o ultrassom morfológico fetal que serve também para avaliar a translucência nucal.