Saiba como fazer uma boa redação para o vestibular
Na correção da redação, serão avaliados três aspectos (Tipo de Texto e abordagem do Tema, Estrutura e Expressão) que somam nota 10. Funcionamento da Grade de Correção: Para que a nota do texto em um critério seja estabelecida, é importante que a redação se adeque à maioria dos itens discriminados naquela nota.
Na primeira prova, as questões de português e a redação valem, cada, 50 pontos. Uma particularidade dessa prova é que zerar a nota de redação não elimina o candidato, pois a Fuvest considera a nota de toda a prova, que inclui Língua Portuguesa e Literatura.
Sendo assim, a proposta de redação da Unicamp conta com algumas características específicas: além de ter 1 ou 2 textos de apoio, geralmente, que ajudam a orientar o candidato quanto ao tema que deve ser abordado, ela também apresenta instruções em relação aos interlocutores e a situação do texto.
Diferentemente da primeira fase, cada questão da segunda fase vale, no máximo, quatro pontos. Já a redação vale, no máximo, 12 pontos e as provas de Habilidades Específicas, 48 pontos.
Depois de muitos anos trabalhando dessa forma, a Unicamp mudou radicalmente o estilo da prova: no vestibular de 2011 ela passou a solicitar ao candidato que escrevesse três textos menores (de no máximo 24 linhas) em gêneros textuais diferentes.
No primeiro dia, os candidatos passam pelas provas de português, literatura e redação. Já no dia seguinte enfrentam as matérias de história, geografia e matemática. Por último, realizam as disciplinas de física, química e biologia.
Pelo modelo O, o preenchimento das vagas de cada curso dá preferência ao candidato que colocou o curso em 1ª opção, mesmo quando ele tem média inferior a outro que indicou o mesmo curso como 2ª opção. O modelo O praticamente só oferece de fato uma opção, a 1ª.
Mantenha sempre como primeira opção o curso em uma instituição que você mais deseja, e como segunda opção o curso que você deseja em uma instituição com a nota de corte mais baixa mas que fique em uma cidade na qual você tenha condições de viver.
Desde 2004, a Unicamp oferece bônus para candidatos oriundos da rede pública de ensino, por meio do Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social (PAAIS). O PAAIS é um programa pioneiro entre as universidades brasileiras e tem o objetivo de estimular o ingresso de estudantes de escolas públicas na Unicamp.
Veja as obras para o Vestibular 2022: