Como fazer um jogo matemático de tabuleiro
Os jogos matemáticos desenvolvem o raciocínio lógico das crianças e suas habilidades; levam-nas a conceberem a matemática como uma disciplina prazerosa e proporcionam a criação de vínculos positivos na relação professor-aluno e aluno-aluno.
Os jogos podem ser utilizados para introduzir, amadurecer conteúdos e preparar o aluno para aprofundar itens já trabalhados. ... Deve-se utilizá-los não como instrumentos recreativos na aprendizagem, mas como facilitadores, colaborando para superar lacunas que os alunos apresentam em relação a alguns conteúdos matemáticos.
O jogo é considerado importante no que se refere à aquisição de conhecimento e desempenho no âmbito escolar. Com este estudo tornou-se possível compreender melhor a ação do jogo no desenvolvimento da criança tanto cognitivo, social, emocional e físico-motor.
Como instrumento de aprendizagem, os jogos ajudam no desenvolvimento do aluno sob as perspectivas criativa, afetiva, histórica, social e cultural. Jogando, a criança inventa, descobre, desenvolve habilidades e experimenta novos pontos de vista.
SÃO OBJETIVOS PEDAGÓGICOS DOS JOGOS E DAS BRINCADEIRAS: conscientizar as crianças de que elas são o futuro da sociedade. impor regras rígidas às crianças. desenvolver a autonomia, a coordenação motora, a concentração e a criatividade. trabalhar aspectos emocionais e difundir o gosto pela pesquisa.
Deve-se destacar que o contato com a variedade de brinquedos e brincadeiras e jogos estimula a ação, a representação e a imaginação da criança, ajudando-a superar diferentes barreiras e proporcionando o desenvolvimento de habilidades e competências. ...
Abstract: Os jogos populares são de extrema importância na vida das crianças, promovendo uma vivência motora saudável. ... Portanto, para promover resultados positivos na evolução da coordenação motora global e demais fatores relacionados, é essencial o apoio da escola e atuação de professores de Educação Física.
Combinados entre si, os jogos podem garantir situações significativas de aprendizagem, favorecendo o desenvolvimento cognitivo e social da criança. Em grupo, os jogos também podem contribuir para desenvolver a solidariedade e a cooperação.
Na ludicidade, as crianças são impulsionadas pelos desejos, fantasias e sonhos. ... Com isso, a Educação Física faz uso dessa importante ferramenta, levado em conta os diversos desafios gerados nas aulas com propostas de divertir as crianças e, ao mesmo tempo, elas aprendem e sentem prazer na prática de tais atividades.
Podemos chamar de lúdico, os elementos que envolvem o jogo, brinquedo e a brincadeira, com tais elementos,busca-se desenvolver a criatividade, a capacidade de tomada de decisões além de auxiliar no desenvolvimento motor , pois, as aulas tornam-se mais atrativas para os alunos e propiciam situações de descontração que ...
CLASSIFICAÇÃO DOS JOGOS: 1) Jogos motores; 2 )Jogos sensoriais; 3) Jogos criativos; 4) Jogos recreativos; 5) Jogos intelectivos; 6) Jogos pré-desportivos; 7) Jogos sociais; 8) Jogos mentais; 9) Jogos esportivos; 10) Jogos competitivos; 11) Jogos aquáticos.
Jogos e Brincadeiras
Nesse sentido, Schwartz (2004) afirma que os jogos, brincadeiras e brinquedos populares são parte da cultura, habitualmente transmitidos de geração para geração, por meio da oralidade.
Para trabalhar os sentidos usa-se os jogos sensoriais, como também os que desenvolvem o raciocínio logico da criança. Para coordenação motora é essencial jogar livremente, pois ajuda a criar equilíbrio, concentração e atenção, fazendo com que reflita no ensino-aprendizagem dentro e fora da sala de aula.
A história dos jogos no Brasil segundo Kishimoto (1993) é influenciada pelos portugueses, negros e índios nas brincadeiras das crianças brasileiras.