Quando se trata de empréstimos pessoais entre partes privadas, uma nota promissória pode ser uma ferramenta útil. Ela fornece um registro legal da dívida e a promessa de pagamento. Para ajudar nesse processo, iremos fornecer um modelo de nota promissória grátis e explicar como preenchê-lo corretamente.
Concretize suas ideias Seja um app, website ou qualquer outro tipo de software, este contrato regula o desenvolvimento e a cessão da propriedade intelectual do software entre o tomador dos ser[...]
No final, você receberá imediatamente o documento nos formatos Word e PDF. Você pode abrir o documento em Word para editá-lo e reutilizá-lo como desejar.
Com os titulos extrajudiciais não e diferente, pois os modelos oferecidos são genéricos e não representam o que há de específico na relação contratual, que é única.
Outros nomes para o documento: Título de crédito de nota promissória, Título de crédito de promessa de pagamento.
Deve-se ter um cuidado especial com modelos de títulos extrajudiciais disponíveis na internet de forma gratuita, porque apesar de parecer a forma mais fácil e menos onerosa, pode trazer grandes prejuízos.
O Código de Processo Civil de 2015 é taxativo ao afirmar em seu artigo 784 inciso I:
O campo ‘número’ é utilizado para apresentar se o pagamento será feito em apenas uma nota (01/01), ou de forma parcelada, demonstrada como: 01 de 10 ou 01/10.
Os títulos de crédito (cheque, duplicata, nota promissória, etc.) são normalmente utilizados nas relações econômicas, para torná-las mais rápidas e dinâmicas. Para que possam circular com maior facilidade, a maioria dos títulos de créditos são firmados "à ordem" - ou seja, são passíveis de serem transferidos com uma simples assinatura em seu verso (chamada de "endosso").
Este campo precisa ser preenchido com a data que a nota promissória precisa ser quitada. Portanto, é de extrema importância o preenchimento de forma correta, apresentando o dia, mês e o ano. Caso este campo fique em branco, a condição para o pagamento é naquele mesmo dia.
O protesto é o ato público formal que ocorre quando um título não é pago, ou seja, a negativação é o envio das informações de não pagamento para o Serasa, deixando o cliente negativado.
O que se observa é um grande índice de inadimplência por conta da facilidade de contratação do crédito. Porém, é de responsabilidade do credor avaliar a situação do cliente e considerar se vale a pena correr o risco de não receber e ter que recorrer judicialmente.
Você pode calcular os juros da operação com nossa calculadora, por exemplo. Com essa avaliação, pode ponderar sobre um empréstimo pessoal ou a nota promissória, por exemplo. Quer mais ferramentas e dicas de finanças como esse conteúdo que ensinamos sobre como preencher nota promissória?
No Direito brasileiro, a nota promissória é considerada um título executivo extrajudicial e, portanto, a sua cobrança em juízo ocorrerá, normalmente, de forma mais simples e rápida.
Em casos de o devedor não cumprir com o contrato estabelecido é direito do credor recorrer aos valores devidos na justiça. Assim, é necessário notificar a Ação de Execução de Título Extrajudicial contra o devedor.
Obviamente que o valor incluído na nota pode vir acrescido dos juros. Isto é, se o total a pagar é de R$ 1500 reais, o médico pode aceitar o uso da nota promissória, mas com valor registrado em R$1750 reais, por exemplo.
Para garantir o recebimento desse dinheiro, seu amigo faz a emissão de uma nota promissória, que será o documento legal sobre a promessa de receber este dinheiro no prazo estipulado. A nota promissória tem valor legal no Brasil, portanto, o não cumprimento do pagamento pode tornar a situação um pouco complicada já que o amigo pode recorrer à justiça para receber o dinheiro.
O preenchimento da nota promissória não é complicado, entretanto, é preciso que se tenha atenção para não entregar um documento com dados inconsistentes ou rasurados. Logo abaixo vamos mostrar duas formas de preencher a nota.
Após preenchida integralmente, a nota promissória deverá ser assinada pelo devedor. Até a data fixada para o pagamento, o documento permanece em posse do credor. Caso o devedor não cumpra a obrigação nos termos descritos na nota promissória, o credor poderá optar por cobrar o crédito, inclusive por meios judiciais.
Assim sendo, um título poderá ser protestado a qualquer tempo, salvo se for com a finalidade específica de se garantir o direito de regresso, caso este em que há o prazo de trinta dias para protesto, contados da data do vencimento, definido em lei específica.