Separe um espaço no canteiro de obra; Com o auxílio de uma pá de bico com cabo, misture a areia, cal, cimento e aditivo; Movimente a massa até obter uma mistura com consistência de farofa; Adicione água aos poucos até que você tenha uma massa homogênea.
Usar cal na argamassa da alvenaria cerâmica preenche vazios e agiliza cura da parede. Na presença de ar, a cal endurece e atua como retentora da água de misturas. Se estiver misturada ao cimento, é ela quem vai hidratá-lo, junto da areia, que também carrega umidade.
A SmartCal é um aditivo concentrado plastificante que substitui a cal no preparo de argamassas de assentamento ou de reboco. É um produto liquido e, por isso, torna o trabalho mais prático e garante a economia de material e um excelente acabamento.
Mas a dúvida permanece: qual o tipo de cal que devemos usar quando preparamos uma argamassa? A resposta é simples em um primeiro momento: podemos utilizar os dois tipos. Em determinadas regiões do Brasil, a utilização da cal virgem para argamassas de assentamento e revestimento é bem intensa.
A cal para pintura, também conhecida como caiação, é utilizada desde a antiguidade para corrigir imperfeições de paredes. Fácil de aplicar – basta misturá-la com água. Ela combate fungos, germes e bactérias responsáveis pela formação de manchas causadas por infiltrações.
A Cal de pintura Itaú é uma cal dolomítica hidratada de qualidade superior, que propicia uma pintura de intensa alvura, com alto poder de cobertura e resistência à abrasão. Ela dispensa o uso de fixadores, tem grande rendimento e não necessita de tempo de descanso após a mistura.
Se preferir fazer a mistura de água com cal em menor quantidade e aos poucos, pode usar as seguintes proporção e medida: 1 kg de cal em 2 litros de água. A aplicação para acabamento liso pode ser feita com rolo de pintura e para acabamento rústico com brocha. A pintura deve ser feita no sentido horizontal.
Ao pintar uma parede já pintada o importante é sempre retirar as camadas antigas de tinta que estejam mal pintadas. É preciso retirar toda a parte de tinta que esteja descascando, depois é hora de lixar a parede até deixá-la uniforme.
É possível usar selador como tinta, mas não é indicado Também será alcançado o colorimento “provisório” da parede, mas o resultado não será muito bom como pintura, que, provavelmente, ficará manchada e com pouco recobrimento.
Basta passar uma vassoura, usar o aspirador de pó e depois, um pano úmido. Aí é só esperar secar e depois passar um pano seco, para se certificar. Passe um selador para uniformizar a parede. Se houver buracos na parede, aplique um pouco de massa corrida com a desempenadeira de aço.
“Posso colocar o selador em cima da massa corrida que está na parede, antes de pintá-la?” Geraldo, se a massa corrida foi aplicada na parede há bastante tempo, pode-se aplicar o selador para preencher os poros do emassamento e também fixar as partículas soltas antes da aplicação da pintura.