O dia e a noite existe por que a Terra gira em torno do Sol. Translação da Terra. Translação da Terra. está exposta ao sol é dia e a que esta do lado da lua esta de noite.
A diferença normal entre a duração do dia e a da noite acontece porque o eixo ao redor do qual a Terra gira sobre si mesma é inclinado 66,5 graus em relação ao plano da sua rotação em torno do Sol. ...
O planeta Terra faz um movimento contínuo de Rotação, no qual ela gira em torno do seu próprio eixo. ... Esse movimento de Rotação é realizado no sentido oeste-leste. Vem daí as percepções que temos de 'dia' e 'noite'.
A Lua é o objeto mais comum observado no céu noturno.
Isso ocorre porque a luz precisa atravessar a atmosfera da Terra para chegar até nós. ... Durante a noite isso não ocorre porque a atmosfera não está iluminada pelo Sol e vemos a Lua com o mesmo tom da luz do Sol.
Não é possível ver estrelas durante o dia porque a luz do Sol é espalhada pela atmosfera da Terra, produzindo assim a luminosidade azul do céu diurno. Esta luminosidade nos impede de ver as estrelas durante o dia.
Verificado por especialistas A cada aproximadamente 24 horas o planeta Terra faz um processo de rotação, conforme ela vai rodando um lado do planeta vai escurecendo e o outro vai clareando, sendo assim, o nascer e pôr do sol.
Ele surge graças ao movimento de rotação da Terra, no qual o sol aparenta se mover em torno do nosso planeta atravessando o céu de leste a oeste, o que ocorre graças nossa observação se dar em um ponto não inercial.
Esse movimento é reflexo da translação da Terra em torno do Sol, que faz com que o Sol descreve uma trajetória (aparente) na esfera celeste ao longo do ano - a eclíptica. Como o plano orbital da Terra não coincide com o equador terrestre, o plano da trajetória aparente do Sol tampouco coincide com o equador celeste.