EQST

Como Era A Organizaço Poltica Espartana?

Como era a organização política espartana?

Em Esparta o governo era uma Monarquia regida por dois reis, denominada de Diarquia. Os reis espartanos faziam parte de duas famílias abastardas – os Ágidos e os Euripôntides. Os comandantes do exército esparto eram os próprios reis e cabia a eles também as funções relacionadas aos assuntos religiosos e militares.

Quais foram as principais características da política espartana?

Politicamente, Esparta dividia o poder entre dois reis (Diarquia), um militar e outro religioso, que governavam respeitando as decisões da Gerúsia, (conselho composto por 28 anciãos com mais de 60 anos); e a Apela (conselho formado por espartanos acima de 30 anos).

Como era a vida na sociedade espartana?

Esparta foi uma das mais importantes cidades-estado da Grécia Antiga e ficou marcada por ter uma sociedade hierarquizada com pouca mobilidade social. Dentro dessa estrutura social, os esparciatas eram a classe privilegiada, gozando de riquezas oriundas de suas terras, e eram os únicos com direitos políticos.

Qual era a base da economia espartana?

Características da economia de Esparta: - A agricultura era a principal atividade econômica. Porém, havia também o comércio e a produção artesanal. ... - Havia grande quantidade de servos (hilotas), que trabalhavam nas propriedades rurais dos esparciatas (ricos cidadãos espartanos).

Como era a organização política?

Organização política é qualquer organização que se envolva no processo político, incluindo partidos políticos, organizações não governamentais, e grupos de interesse. Organizações políticas são aquelas envolvidas em atividades políticas (por exemplo, lobismo, organização comunitária, publicidade de campanhas etc.)

Quais as características da cidade grega de Esparta na antiguidade?

Foi fundada pelos dórios no século IX a.c., na planície da Lacônia, na península do Peloponeso. A sociedade espartana era extremamente conservadora e o Estado não permitia reformas sociais que viessem a abalar o status da classe dominante. A cultura em Esparta era essencialmente voltada ao aspecto militar.

Quais são as principais características da educação e da política em Atenas?

A educação ateniense tinha como objetivo principal à formação de indivíduos completos, ou seja, com bom preparo físico, psicológico e cultural. Por volta dos sete anos de idade, o menino ateniense era orientado por um pedagogo.

Quais os grupos que formavam a sociedade espartana?

A sociedade espartana estava dividida entre os que participavam da vida política – como os espartanos que compunham a máquina do estado – e os que não possuíam direitos políticos: os hilotas e os periecos.

Como se estrutura a sociedade espartana?

A estrutura social espartana estava dividida em espartanos ou esparciatas, os aristocratas herdeiros dos dórios que estavam na cúpula; os periecos, os habitantes antigos da região da Lacônia que geralmente exerciam funções como o artesanato e o comércio; e os hilotas, escravos que serviam aos esparciatas geralmente no ...

Qual era a base da economia ateniense?

A economia ateniense na Grécia Antiga era baseada, principalmente, na agricultura e no comércio marítimo. - A agricultura também era muito importante na Atenas Antiga. Uvas e azeitonas eram os destaques da produção agrícola. Porém, também cultivavam o trigo e a cevada.

Como era o comércio de Esparta?

Entretanto, sua geografia não permitia grandes navegações e por isso Esparta não se destacou no comércio, ao contrário de Atenas que tinham solo pouco fértil mas destacou-se pelas relações comerciais a partir do Porto de Pireus.

Como era a organização política do Egito Antigo?

No Egito Antigo, o governo era monárquico e teocrático (poder político fundamentado no poder religioso). O faraó era o rei, considerado o filho do deus Sol e representante dos deuses na Terra. ... Logo, o poder político no Egito Antigo ficava concentrado nas mãos do faraó.

Como surgiram as primeiras formas de organização política?

O surgimento da política aconteceu na Grécia Antiga, depois da formação das cidades gregas, que eram chamadas de cidade-Estado. Foi a partir da necessidade de criar um sistema de organização do funcionamento das cidades-Estado que surgiu a forma de governo parecida com o que hoje se conhece como política.

Quais as principais características de Atenas e Esparta na antiguidade?

Ao contrário de Esparta, Atenas era uma democracia, em que todos os cidadãos podiam votar e assim participar do governo da cidade, situada na península da Ática, que foi ocupada pelos jônios desde o século X a.C.. Contudo, eram considerados cidadãos apenas os homens maiores de 21 anos e atenienses.

Quais as principais características da educação ateniense?

Como era a educação dos atenienses A educação formal grega praticada em Atenas era direcionada somente aos homens a partir dos sete anos de idade e visava o desenvolvimento físico e intelectual do ser humano, baseando-se em três pilares: a ginástica, a música e a escrita.

Quais são as principais características da educação em Atenas?

Na cidade-estado de Atenas, a educação valorizava a formação física, cultural e psicológica. ... A educação ateniense tinha como objetivo principal à formação de indivíduos completos, ou seja, com bom preparo físico, psicológico e cultural.