Mais uma atividade que estimula a interação com os números de forma natural é a amarelinha! Um jeito fácil de fazê-la é colando fitas adesivas bem firmes no chão, onde cada quadradinho tenha um número dentro. Depois, Ana sugere que os pais convidem seus filhos a falarem em voz alta os algarismos conforme pisam neles.
Sugestões de Trabalho
Entre os nove números de um dígito, o 1 ocupa um lugar especial na numerologia, pois o número 1 simboliza o início de tudo. A forma deste número reflete o seu significado. O 1 se mantém em pé: forte, determinado, e inabalável, sempre com um objetivo específico em mente. O 1 é capaz de transformar idéias em realidade.
Números escritos por extenso (cardinais)
Para cantar os números, a professora faz um tipo de adivinha: "Fica entre 46 e 48", "Está depois de 50" ou "É maior que 99 e menor que 101". Há os que se valem da sequência oral, contando de um em um para buscar a localização exata na escala, o que também é válido.
Deixe que treinem a grafia do número do 5 em caixas de areia ou utilizando massinha de modelar. Oriente as crianças para a realização da atividade proposta na ficha. Peça que tracem o número 5 seguindo o pontilhado e, em seguida, utilizando a contagem circulem os grupos que contém cinco elementos no grupo.
Você pode começar a introduzir a idéia de números quando seu filho tiver 12 meses. Para isso, comece contando grupos pequenos de itens, como botões -- "um, dois" -- e cante músicas e rimas que incluam contar, como "Um, dois, feijão com arroz...".
Por volta dos 3 anos de idade, geralmente a criança memoriza as primeiras dez palavras relacionadas aos números. Aos 6 anos de idade, aprende a contar números tomando por base a estrutura decimal – de 10 a 20, de 20 a 30, etc.
No início do processo, peça à criança para juntar os objetos de uma determinada cor; se a criança não conseguir, mostre-lhe alguns desses objetos para que ela compreenda a ideia. Mantenha-se pelas cores básicas: vermelho, azul, branco, preto, amarelo; mais tarde vá juntando outras cores.
É de extrema importância a matemática ser trabalhada de forma adequada na educação infantil, já que esta etapa é a base para o desenvolvimento da criança e é através da matemática que a criança desenvolve diversas habilidades que ela levará para o decorrer de sua vida escolar.
A construção do número na educação infantil é um processo eficiente que favorece o desenvolvimento do raciocínio lógico, além de despertar a curiosidade dos educandos e professores, através de problemas e desafios.
Existem muitas formas de trabalhar com a Matemática na Educação Infantil. Ela está presente na arte, na música, em histórias, na forma como se organiza o pensamento, nas brincadeiras e jogos infantis, na hora de dividir porções de lanche etc.
A Matemática nos anos iniciais é de suma importância para os alunos, pois ela desenvolve o pensamento lógico e é essencial para construção de conhecimentos em outras áreas, além de servir como base para as séries posteriores. Essa importância também é destacada nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1997):
6 formas lúdicas para ensinar matemática para crianças