Os alcanos apresentam cadeia aberta formada por ligações simples. Os alcenos são formados por cadeias carbônicas abertas que apresentam uma dupla ligação. Os alcinos apresentam as cadeias carbônicas com ligações triplas.
Tipos de hidrocarbonetos → Alcanos: são os hidrocarbonetos que não possuem insaturação. A fórmula geral para alcanos é CnH2n+2, e a nomenclatura é composta por prefixo + an + o. ... → Alcinos ou acetilênicos: hidrocarbonetos com uma ligação tripla. Sua fórmula geral é CnH2n – 2.
Os alcinos são hidrocarbonetos de cadeia aberta, insaturados e de baixa densidade. São compostos orgânicos artificiais, obtidos por meio da reação entre água e carboreto de cálcio ou por desidrogenação de um alceno.
Os alcanos, também chamados hidrocarbonetos parafínicos ou parafinas, são compostos constituídos exclusivamente por carbono e hidrogênio e forma uma série homóloga de fórmula geral CnH2n +2, cujo primeiro membro é o metano (CH4).
Alcenos são os hidrocarbonetos alifáticos insaturados, isto é, que apresentam uma ligação covalente dupla (C═C) entre seus átomos de carbono. O número de átomos de hidrogênio é o dobro do número de átomos de carbono. Em relação aos alcanos, a formação da dupla ligação “retira” dois átomos de hidrogênio.
Além do metano, todos os alcanos são combustíveis, por isso muitos deles são usados em nosso cotidiano. Por exemplo, os derivados de petróleo, como a gasolina e o óleo diesel, contêm uma mistura de alcanos, e o isqueiro possui o butano como gás combustível.
Os alcanos são hidrocarbonetos que apresentam apenas ligações simples e cadeias abertas, ou seja, são saturados e acíclicos. ... Os alcanos são responsáveis por formar o petróleo e o gás natural. Eles também são importantes combustíveis como o gás de cozinha e a gasolina.
Os alcanos, também chamados hidrocarbonetos parafínicos ou parafinas, são compostos constituídos exclusivamente por carbono e hidrogênio e forma uma série homóloga de fórmula geral CnH2n +2, cujo primeiro membro é o metano (CH4).
Mas para que servem os alcenos? Você já se perguntou de que são feito os plásticos, tão usados em nosso dia-a-dia? Borracha sintética, corantes, tecidos sintéticos e até mesmo explosivos são obtidos através de alcenos.
A fórmula geral dos alcenos é CnH2n. É muito raro encontrarmos os alquenos na natureza. Um dos principais alcenos é o etileno, ou eteno (H2C = CH2), que é um gás em condições ambiente.
Para dar nomes aos compostos orgânicos de cadeias normais você deve seguir os seguintes passos:
pentano
Nomenclatura: Hexino. Regra 1: Determinar a cadeia principal. Regra 2: A ligação tripla deve ser indicada pelo número do carbono onde se encontra, que no caso carbono 3. Regra 3: O composto contém 7 átomos de carbono, o prefixo escolhido será HEPT.
O alcino mais conhecido e utilizado é o acetileno ou etino. Ele possui diversas finalidades nas indústrias sendo comumente usado para a produção de borrachas sintéticas, fibras têxteis e plásticos. O acetileno é um gás incolor, altamente combustível e com cheiro agradável quando em sua forma pura.