Segurança do Paciente envolve ações promovidas pelas instituições de saúde para reduzir a um mínimo aceitável, o risco de dano desnecessário associado ao cuidado de saúde.
Dessa forma, definiu seis protocolos básicos de segurança:
A Lista de Verificação de Segurança Cirúrgica está dividida em 2 (duas) etapas (Pré- Operatório e Trans-Operatório), totalizando 4 (quatro) fases, sendo: I- Preparo Pré-Operatório; II- Antes da indução anestésica; III- Antes da incisão cirúrgica; IV- Antes do paciente sair da sala de cirurgia.
O checklist de cirurgia segura da OMS tem três momentos: Entrada (antes da indução anestésica), Time Out ou Pausa (antes da incisão) e Saída (antes de o paciente deixar o centro cirúrgico). Seus elementos podem ser adequados às necessidades e realidade de cada instituição.
Imediatamente antes da incisão cirúrgica, é conduzida uma nova confirmação pela equipe cirúrgica (cirurgião, anestesiologista e equipe de enfermagem) do nome do paciente, do procedimento cirúrgico a ser realizado, do sítio cirúrgico e, quando necessário, do posicionamento do paciente.
A equipe multiprofissional que participa do ato cirúrgico é composta por cirurgião, anestesista e equipe de enfermagem (enfermeiro, instrumentador, circulante, técnicos e auxiliares), cabendo a todos, atividades específicas.
O TIME OUT é uma prática baseada em evidências que visa a prevenção de cirurgias, procedimentos e exames invasivos errados, no paciente errado e/ou no local errado. O TIME OUT deve ser feito na sala em que a cirurgia, procedimento ou exame invasivo será realizado, antes do seu início.
Metas Internacionais de Segurança do Paciente
Existem várias políticas, protocolos e boas práticas que devem ser seguidos para garantir a Cirurgia Segura, entre eles se destacam:
O enfermeiro tem papel relevante na implementação e uso do checklist, desde a preparação do paciente, até a sua saída da sala de cirurgia, contribuindo para tornar a comunicação entre os membros da equipe cirúrgica mais eficaz, proporcionando segurança a todas as pessoas envolvidas no procedimento.
[Dá um tempo! (inf.); Um momento!; pausa; intervalo; interrupção; um tempo (inf.)] A expressão time out ou timeout é usada em diversas modalidades esportivas quando os árbitros interrompem momentaneamente uma partida. Em outras situações, usamos a expressão Time out!
Time-Out pode ser correlacionado com o passado já que, pela tradução, esgotado significa algo que não se encontra mais, porém se conectado ao presente, pode ser um tempo de espera, de conversa, de resolução de conflito, de discussão de um problema e até uma busca por esclarecimento e conhecimento.
– O relógio para quando houver uma falta, a bola sair de quadra, um time fizer uma cesta ou um técnico solicitar um tempo (timeout), e só volta a correr quando a bola é reposta em jogo.
Significado de Timing substantivo masculino Cronometragem. Cronologia detalhada de um processo qualquer. Sincronia entre um processo ou um desenvolvimento e outro(s). Sensibilidade para o momento propício de realizar ou de ocorrer algo, ou senso de oportunidade quanto à duração de um processo, uma ação etc.
Para começar, vamos tentar definir o significado da expressão usada no título: timing é a 'a relação do indivíduo com o tempo/espaço', o contexto em que algum fato acontece e a reação que ele provoca em um cenário específico. Traduzindo: um cara que está no lugar certo na hora certa está com o timing perfeito.