EQST

Como Contabilizar O CPC 47?

Como contabilizar o CPC 47?

O valor do passivo a ser contabilizado deve seguir os valores do contrato com o cliente, sejam eles valores fixos, variáveis ou ambos, enquanto o valor do ativo deve ser reconhecido pelo valor da transação menos os custos a serem incorridos para recuperar o produto a ser devolvido.

O quê CPC 47?

Segundo o CPC 47, a transferência do controle a um cliente representa a transferência dos direitos relativos ao bem ou serviço. ... A norma indica que uma entidade deve determinar, na data da assinatura do contrato, se transferirá o controle de um bem ou serviço prometido ao longo do tempo ou em um determinado momento.

Quando usar o CPC 47?

Todas as entidades devem aplicar a CPC 47 a todos os contratos com clientes, com exceção de:
  1. contratos de arrendamento dentro do alcance do CPC 06 – Arrendamentos (alterada pela Revisão CPF 14);
  2. contratos de seguro dentro do alcance da CPC 11 – Contratos de Seguro;
Mais itens...•27 de jun. de 2020

O que é um contrato para fins de aplicação do CPC 47?

O que é um contrato? Para o CPC 47, item 10, contrato é um acordo entre duas ou mais partes que cria direitos e obrigações exigíveis. A exigibilidade dos direitos e obrigações em contrato é matéria legal. práticas usuais de negócios da entidade.

Quando a receita deve ser reconhecida?

A receita deve ser reconhecida quando for provável que benefícios econômicos futuros fluirão para a entidade e esses benefícios possam ser confiavelmente mensurados; e deve ser mensurada pelo valor justo da retribuição recebida ou a receber.

Quando a entidade deve reconhecer a receita?

31. A entidade deve reconhecer receitas quando (ou à medida que) a entidade satisfizer uma obrigação de desempenho ao transferir o bem ou o serviço (ou seja, um ativo) prometido ao cliente. O ativo é transferido quando (ou à medida que) o cliente obtiver o controle desse ativo.

O que é reconhecer receita?

O reconhecimento de receita é realizado quando as mercadorias ou serviços prometidos forem transferidos para o cliente, e o cliente passar a ter o controle, podendo ocorrer ao longo do tempo ou em uma data especifica.

O que é Obrigações de desempenho segundo CPC 47?

Uma obrigação desempenho é uma promessa executória em um contrato com um cliente para transferência de um bem ou serviço. 2) série de bens ou serviços distintos que sejam substancialmente os mesmos e que tenham o mesmo padrão de transferência para o cliente.

Quando a entidade puder identificar os direitos de cada parte em relação aos bens ou serviços a serem transferidos?

quando a entidade puder identificar os termos de pagamento para os bens ou serviços a serem transferidos; ... quando for provável que a entidade receberá a contraprestação à qual terá direito em troca dos bens ou serviços que serão transferidos ao cliente.

O que é reconhecimento de receita?

O reconhecimento de receita é realizado quando as mercadorias ou serviços prometidos forem transferidos para o cliente, e o cliente passar a ter o controle, podendo ocorrer ao longo do tempo ou em uma data especifica.

Quando a receita proveniente de dividendos deve ser reconhecida?

os lucros ou dividendos devem ser reconhecidos quando estiver estabelecido o direito do acionista ou cotista. 33.

Como reconhecer a receita diferida?

As denominadas "Receitas Diferidas" representam montantes que vão gerar um passivo para uma prestação de serviço futuro, ou a entrega posterior de bens. Portanto, devem ser registradas, contabilmente, em conta do Passivo (Circulante ou Não Circulante, de acordo com o prazo de realização).

Quando é que a receita deve ser reconhecida?

A receita deve ser reconhecida quando for provável que benefícios econômicos futuros fluirão para a entidade e esses benefícios possam ser confiavelmente mensurados; e deve ser mensurada pelo valor justo da retribuição recebida ou a receber.

O que são obrigações de performance?

Obrigação de performance – Promessa em contrato com cliente para a transferência ao cliente de: ... Passivo de contrato – Obrigação da entidade de transferir bens ou serviços ao cliente, em relação aos quais a entidade recebeu contraprestação do (ou o valor é devido pelo) cliente.

O que são obrigações de desempenho?

No último vídeo, falamos sobre Obrigação de desempenho, que nada mais é do que uma promessa de entregar bens ou serviços a um cliente. Também falamos que na celebração do contrato, a entidade deve avaliar se as promessas pactuadas configuram-se em compromisso de transferir ao cliente um bem ou serviço que é distinto.

Quais as etapas do reconhecimento da receita de contrato segundo CPC 47?

Para tanto, o CPC 47 define cinco etapas para o reconhecimento e a mensuração de receita em contratos com clientes, que assim poderiam ser sumarizadas: (i) identificar o contrato com cliente; (ii) identificar as obrigações de desempenho separáveis previstas no contrato; (iii) determinar o preço da transação; (iv) ...

Quando é reconhecida uma despesa?

Uma despesa é reconhecida imediatamente na demonstração do resultado quando a despesa não produzir benefícios econômicos futuros ou quando os benefícios econômicos futuros não se qualificam, ou deixam de se qualificar, para reconhecimento no balanço como ativo.

O que é receita diferida passivo?

Receitas diferidas ocorrem quando você foi pago antecipadamente por um cliente, mas ainda não terminou o trabalho. Elas aparecem no balanço patrimonial como um passivo. Transações calculadas representam despesas e reservas que não têm efeito no caixa da sua empresa.

Qual a data correta para o registro da receita de vendas?

Registro de receitas: O registro das receitas ocorre no período na qual as transações com terceiros foram realizadas, independentemente de o pagamento ter sido efetivado no dia ou em data posterior, sendo assim, o reconhecimento da receita ocorre no dia em que foi firmado um contrato ou forte comprometimento em relação ...

O que é provisão de receita?

Concluí-se, então, que é dever do Contador registrar as RECEITAS e DESPESAS pelo regime de competência. Provisão é uma reserva de um valor para atender a despesas que se esperam. A provisão visa a cobertura de um gasto já considerado certo ou de grande possibilidade de ocorrência.