Pode ser pela internet ou dirigir-se à respectiva Concessionária solicitando uma Certidão Negativa de Débito. É bom levar uma conta antiga para identificar o local pelo código.
Pela internet sem comparecimento à unidade do INSS Selecione a opção “ENTRAR” no canto superior direito da tela e realize seu cadastro. Ao acessar o sistema com a sua senha, escolha a opção “Declaração de Benefício – Consta/Nada Consta”, do lado esquerdo da página e emita o documento./span>
A certidão negativa do INSS pode ser emitida pela internet através do site da receita federal pelo sistema Datarem onde é aberto o pedido de certidão INSS e deve ser todo preenchido e entre as informações solicitadas estão: se é pessoa física ou jurídica, o número do CNPJ ou do CEI e se é averbação de imóveis, Baixa, .../span>
Ligue para a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135. O serviço está disponível de segunda a sábado das 7h às 22h (horário de Brasília). Este é um serviço do Instituto Nacional do Seguro Social .
Ligue para 135. Ligue para 135. Pedido pelo aplicativo ou site do Meu INSS: o documento sai na hora. Com agendamento na Agência: o documento será entregue ao final do atendimento.
Cidadãos que recebem benefícios do INSS podem utilizar o Extrato de Pagamento de Benefício como forma de comprovar renda para obter crédito. O extrato INSS é um comprovante de pagamento de benefício, e traz informações como valores recebidos, descontos, a data e o banco pelo qual o pagamento é realizado.
4 formas de comprovar renda como autônomo
No processo do cadastro do contribuinte individual ou facultativo, o registro inicia pelo cadastro da Pessoa. Para conferir ou cadastrar a Pessoa, acesse o menu: Cadastramento / Pessoas. Após, informe o código da Pessoa e preencha todos os campos. O endereço preenchido na guia Endereço/Usuário/Base INSS Outros Empr./span>
O primeiro passo para se tornar um autônomo, é se cadastrar como profissional, solicitando o Cadastro de Contribuintes Mobiliários (CCM) na prefeitura da sua cidade. Em alguns casos, o cadastro pode ser feito pela Internet. Depois disso, o autônomo deverá se cadastrar como contribuinte individual no INSS.
Para realizar a filiação ao RGPS como contribuinte individual, é necessário seguir estes 5 passos:
Como pedir?
Para obter o NIT pela Internet, basta ir ao site do Cadastro Nacional de Informações Sociais (cnisnet.inss.gov.br) e informar dados como nome completo, nome da mãe, data de nascimento e CPF.
A inscrição pode ser realizada diretamente pelo Portal da Previdência na internet. O endereço é www.previdência.gov.br. Para se inscrever, o cidadão deve acessar a Agência Eletrônica, na seção serviços ao cidadão.
Todo trabalhador com carteira assinada á automaticamente filiado á Previdência Social. São segurados da Previdência Social os empregados, empregados domésticos trabalhadores avulsos, contribuintes individuais e os trabalhadores rurais. .../span>
É segurado facultativo o maior de dezesseis anos de idade que se filiar ao Regime Geral de Previdência Social, mediante contribuição, na forma do art. 199, desde que não esteja exercendo atividade remunerada que o enquadre como segurado obrigatório da previdência social.
A inscrição do segurado facultativo não é automática, mas de responsabilidade do trabalhador. Ela pode ser feita integralmente pela internet no site do INSS ou pelo número de telefone 135./span>
Acesse o portal Meu INSS (https://meu.inss.gov.br) Clique para fazer login. Clique no botão “Cadastrar” Preencha os dados do seu cliente e, em seguida, responda as perguntas sobre as contribuições.
Entre o portal MeuINSS (https://meu.inss.gov.br) Clique em "login" e em seguida em "Cadastrar" Preencha os seus dados e responda as perguntas sobre as contribuições. Copie a senha provisória e faça login novamente com essa senha e seu CPF.
Não, para aqueles que nunca trabalharam com carteira assinada não é possível tirar o PIS. ... O programa Número de Registro do Trabalhador (NIT) é uma inscrição que é bem equivalente ao Programa de Integração Social (PIS) e Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP).