Como Conservar Manjerico No Azeite?

Como conservar manjerico no azeite

Você cultivou ou comprou manjericão no sacolão, mas agora não sabe como guardar a hortaliça? Simples! Coloque-a na água, como um buquê de flores, ou ponha na geladeira, como faria com folhas de alface. Também dá para escaldar (ou "branquear") a planta para estender a sua vida útil. Por fim, coloque-a em um vaso no peitoril da janela se você pretende usar em uma receita assim que possível!

No entanto, se o seu tempo é reduzido e cuidar de uma horta não é muito sua praia, talvez seja melhor aprender como armazenar manjericão

Em destaque

Quando as plantas atingirem a altura de 10 cm, elas devem ser transplantadas para vasos maiores. Para transplantar, basta colocar as plantas com cuidado em buracos previamente cavados no substrato e regar abundantemente.

O manjericão deve ser cultivado em um local ensolarado, com boa ventilação e proteção contra o vento. O ideal é cultivar a planta em vasos ou em canteiros, para facilitar o seu controle e manutenção.

Uma outra maneira de armazenar o manjericão é guardando ele em um pote bem fechado. Depois de cortar o caule e limpar as folhas, é possível guardá-las em um pote, seja ele de vidro ou de plástico. Esse frasco vai precisar estar bem tampado, para então, manter o manjericão fresco durante aproximadamente cinco dias. Essa é uma das formas mais simples de como armazenar manjericão.

Histórias da cidade: Há 25 anos a ver estrelas com o Planetário

Histórias da cidade: Há 25 anos a ver estrelas com o Planetário

Semeado no final do inverno, o manjerico atinge o seu auge por altura dos Santos Populares. Mas são poucos os que se aguentam até ao outono. Com alguns cuidados, é possível prolongar a vida desta planta que já se vê um pouco por toda a cidade e, segundo a equipa de Educação Ambiental da Câmara do Porto só é preciso saber de que é que a planta precisa e gosta.

Para regar esta aromática, a água não deve ir diretamente às folhas, mas à terra, que também não pode estar encharcada, mas sempre ligeiramente húmida. O ideal é ter o vaso, com uma boa drenagem para deixar que as raízes respirem, em cima de um recipiente com água.

Como conservar manjericão in natura

Plante a muda (você pode adquirir em lojas de jardinagem ou até mesmo em supermercados) e depois que ela já estiver “pega”, coloque o vaso em um local que receba, ao menos, cinco horas de luz solar direta por dia.

Imagem de Alissa De Leva no Unsplash

Como um alimento cheio de nutrientes, o manjericão oferece uma grande variedade de benefícios, tanto para a saúde física como para a mental. Um estudo inicial, realizado em 2019, mostrou que o extrato das folhas de manjericão conseguiu reduzir os níveis de açúcar no sangue de ratos. Apesar de ainda precisar de investigações futuras, essa pesquisa pode provar o impacto do manjericão na luta contra o diabetes.

Vídeos

Vídeos

Para complementar a sua leitura, separamos algumas dicas em tutoriais encontrados no Youtube com o passo a passo para conservar as folhas de manjericão no freezer ou na geladeira. Aperte o play e confira a abaixo:

O manjericão deve ser regado diariamente, preferencialmente à tarde ou à noite, para evitar que as folhas sejam queimadas pelo sol. O ideal é que o solo fique sempre úmido, mas não encharcado.

Uma outra forma bem simples de como armazenar o manjericão é utilizando uma  embalagem longa vida. Basta realizar todo o processo de lavagem da erva, até guardá-la em um saco a vácuo, e então com cuidado cortar a parte superior de uma embalagem limpa. O saco de manjericão deve ser armazenado dentro da caixa, com ela fechada de maneira adequada. Desta forma é possível manter o sabor, a cor e o aroma do tempero por bastante tempo.

Ideias de receitas com manjericão

A planta tem um fácil cultivo, desde que tenha uma atenção básica, pois necessita de regas diárias, de preferência a tarde ou a noite, esteja em um solo fértil, rico em nutrientes e em um clima mais ameno.

Os manjericos podem viver no interior ou no exterior desde que se tenha em atenção a luz, que tem que existir desde que não haja uma exposição excessiva e direta ao sol. É ainda necessário considerar a temperatura ambiente: nunca muito elevada, nem tão pouco abaixo dos dez graus centígrados.

E, claro, uma maneira de ter o manjericão mais fresco possível a qualquer momento do dia é cultivá-lo em um vasinho na sua casa. No vídeo abaixo explicamos como germinar as sementes de manjericão para que ele cresça de maneira saudável.

Pasta de manjericão para guardar

No entanto, apesar de sua grande aderência a culinária, o manjericão é um alimento com alto teor de água. Isso pode ser um problema quando se trata de guardar a erva. Afinal, ela não se adapta bem ao calor e pode acabar estragando fácil, perdendo suas vitaminas e minerais. 

Primeiro, as folhas de manjericão precisam ser amassadas até ficarem bem pequenas. Depois é só adicionar um pouco de azeite e misturar até a erva virar uma massa pastosa, com isso pronto é só colocar em um frasco bem lacrado e misturar mais um pouco de azeite antes de botá-lo na geladeira.  

Noutros episódios, o “Biodiversidade em Casa” já abordou temas como as ervas daninhas, a plantação de cenouras e tomates, as flores de inverno ou como alimentar as aves na estação mais fria.

Aprenda como armazenar manjericão sem que ele perca as suas propriedades e evite desperdício

Para começar a armazenar o manjericão, é preciso ter em mente que ele tem de ser guardado em um lugar fresco e escuro. Devido ao fato dele ser sensível ao calor, é ideal manter a luz direta longe da erva. Se guardada dessa maneira, ela pode ficar até duas semanas sem perder nenhuma propriedade. Confira a seguir formas de como armazenar manjericão:

Popular como tempero, o manjericão é uma erva versátil que pode fornecer uma série de benefícios à saúde. Apesar de sua origem asiática, o manjericão se tornou um ícone da culinária mediterrânea e veio para o Brasil junto com a imigração italiana. Mas aí, surge a questão: como armazenar e conservar melhor o manjericão? Confira:

Lava-se e seca-se bem o manjericão. Coloca-se o manjericão, o sal e o azeite na taça da misturadora. Tritura-se até estar picado de forma grosseira. Deita-se este preparo em frascos quentes, limpos e bem secos. Adiciona-se o azeite para cobrir a pasta. Veda-se e guarda-se em local fresco e escuro.

Como conservar manjericão no vaso


Como conservar manjericão no vaso

Quando quiser usar o manjericão, retire apenas a quantidade de folhas que precisar e volte o restante para o freezer. O manjericão congelado pode durar até seis meses, mas se notar que as folhas estão criando manchas escuras, descarte-o.

O substrato ideal para o cultivo do manjericão é leve, rico em matéria orgânica e bem drenado. O solo deve ser enriquecido com composto orgânico ou esterco bem curtido antes da plantação.

Como melhorar o gosto de um azeite?

Qualquer azeite pode ficar ainda mais saboroso, bonito e aromático quando temperado com algumas ervas, alho e especiarias, por exemplo. A seguir, a sugestão da blogueira Manu é aromatizada com alecrim e manjericão, mas também pode levar pimenta, minicebolinhas, orégano fresco, cebolinha, coentro, o que quiser.

Como conservar Alecrim no azeite?

Modo de preparo: Lavar bem o alecrim e refogar o alho em um pouco de azeite. Aquecer o azeite até 40ºC e despejá-lo em um recipiente de vidro esterilizado, adicionando em ervas em seguida. Deixar descansar por pelo menos 1 semana, retirar as ervas e armazenar o azeite temperado pronto na geladeira.

Como aromatizar azeite e vinagre?

Aqueça o azeite e o vinagre levemente, sem deixar ferver. Quando quente, o óleo ajuda a extrair o aroma das ervas. Depois de aromatizar aguarde pelo menos 3 dias para consumir, tempo suficiente para o sabor ficar intenso.

Como usar óleo de alecrim feito em casa?

Pra fazer o óleo de alecrim, deve-se colocar dois ramos secos de alecrim em um pote de vidro e adicionar um óleo de base, como óleo de coco, de amêndoas ou azeite, por exemplo, tampar e agitar levemente. Depois deve-se armazenar o óleo em um local quente e escuro por mais ou menos duas semanas.

Como fazer azeite com pimenta?

Como fazer:

  1. Coloque o azeite em uma panela. Leve-a ao fogo baixo por 5 minutos para aquecer, mas sem deixar ferver.
  2. Retire a panela do fogo e acrescente as pimentas e o capim-limão.
  3. Tampe a panela e deixe o azeite descansar por 1 hora. Guarde-o em um vidro fechado e pronto.

Como fazer conserva de pimenta para não estragar?

D – Coloque as pimentas em uma panela e adicione a seguinte mistura: 750 ml de vinagre (fermentado de álcool ou outro à sua escolha), 250 ml de água, 2 colheres de chá de sal e 2 colheres de sobremesa de açúcar.

Como evitar a fermentação do molho de pimenta?

Primeiro, a pimenta deve ser muito bem lavada para evitar a fermentação causada por fungos. Depois é necessário cozinhar a pimenta aberta e dar um choque de temperatura com água fria. Aprenda duas receitas de conserva.

Porque a pimenta mofa?

A acidez do vinagre impede a formação de bactérias ou mofo, comumente surgindo na forma de aflatoxinas. ... O vinagre branco fermentado de álcool é o vinagre mais indicado para o preparo de suas conservas de pimentas. Ele possui um sabor mais acentuado e permite que as pimentas mantenham suas cores intactas.

Como tirar mofo de conserva de pimenta?

1- Use sempre vinagre de álcool, porque ele possui um sabor mais acentuado e conserva a cor das pimentas, para que a conserva não fique feia e desbotada. Fazer a conserva em vinagre impede a formação de bactérias ou mofo.

Como guardar a pimenta?

Como conservar Em ambiente, por poucos dias Quando mantidas em condição ambiente, as pimentas murcham rapidamente. Por isso, mantenha-as na parte mais baixa da geladeira, devidamente acondicionadas em vasilha tampada ou em saco de plástico. De preferência, lave os frutos somente antes de utilizá-los.

Quanto tempo a pimenta em conserva deve maturar?

30 dias

Como saber se o molho de pimenta estragou?

É um bom hábito verificar suas conservas caseiras pelo menos uma vez a cada seis meses para conferir se estão estragadas. Um dos sinais mais comuns é um selamento violado ou uma tampa inchada. Isso significa o crescimento de fermentação e bactérias.

Pode fazer conserva de pimenta em pote plástico?

Qualquer legume pode virar conserva em potes plásticos para alimentos Multiuso, e ser consumido puro ou como acompanhamento. Ele vai trazer muito mais vida, cor e interesse para qualquer receita ou salada.

Como fazer conserva de pimenta cumari?

Acomode as pimentas e folhas de louro e dentes de alho a gosto no pote esterilizado em camadas (use um espeto de madeira para arrumar decorativamente). Despeje o vinagre com sal misturados previamente e tampe. Agite o pote para envolver bem e deixe curtir por alguns dias em local seco e protegido antes de consumir.

Qual o benefício da pimenta cumari?

Uma das principais vantagens de consumir a pimenta comari é que ela contém capsaicina e piperina, ativos que apresentam ação antioxidante, anti-inflamatória, analgésica, antimicrobiana e termogênica. Ela é muito usada para deixar pratos simples – como arroz e feijão – com um toque a mais.

Como fazer a conserva da pimenta rosa?

Evite as pimentas em que as películas estejam soltas, com a cor rosa desbotada e cheiro de mofo. A melhor maneira de armazená-la é em recipientes herméticos, secos e limpos. Evite deixá-los expostos à luz e em ambientes úmidos.

Como fazer conservas em vidro?

Como fazer conserva:

  1. Primeiramente, esterilize o pote. Para fazer isso, pegue uma panela grande, coloque o pote e a tampa e encha com bastante água. ...
  2. Logo depois, escolha o vegetal, corte em bastões, lave e seque. ...
  3. Agora, ferva todos os ingredientes para fazer a salmoura. ...
  4. Enfim, agora guarde o picles fechado na geladeira.

Como são feitas as conservas?

Leve o vidro ao fogo, em uma panela cheia de água, que cubra a tampa por um dedo. Ferva por 40 minutos. Retire o vidro da água quente com cuidado e deixe esfriar totalmente em temperatura ambiente. Quando a conserva estiver totalmente fria, estará pronta para ser guardada por meses até que seja aberta.

Quanto tempo dura uma conserva na geladeira?

Se bem vedadas a vácuo, as conservas duram cerca de 6 meses em temperatura ambiente. Após aberto, devem ser conservadas na geladeira, duram cerca de 7 dias.

Quanto tempo dura o picles caseiro?

Não há um prazo de validade determinado para um alimento conservado em picles, podendo variar entre um e seis meses.

Como conservar picles por mais tempo?

“Tampe bem o recipiente e coloque uma etiqueta com o conteúdo e a data. Guarde em um local frio, livre de correntes de ar. Aguarde ao menos duas semanas antes de servir e, após aberto, guarde na geladeira por até dez semanas”, ensina.

Como fazer o picles do Subway?

Modo de Preparo

  1. Misture o açúcar, o vinagre e o gengibre.
  2. Mexa até o açúcar dissolver.
  3. Acrescente o pepino cortado com a casca em fatias bem finas.
  4. Deixe pelo menos duas horas na geladeira antes de servir.

Como se faz o picles?

A fórmula básica para fazer picles é 1 medida de água, a mesma quantidade de vinagre e, para cada litro de líquido, 1 colher (sopa) de sal e 3 colheres (sopa) de açúcar. Você pode adicionar a esta salmoura outros temperos, como sementes de mostarda e folha de louro.

Onde posso usar picles?

Os picles de pepino são um clássico – muito presente hoje na combinação (perfeita) com pastrami em sanduíches. Mas outros legumes, como cenoura, maxixe, brócolis, couve-flor, berinjela e milho, também servem para fazer picles, que nada mais são do que uma conserva desses alimentos em sal ou vinagre.

Como armazenar picles?

Picles de geladeira é uma maneira fácil e rápida de conservar seus vegetais. Uma mistura de água, sal, açúcar e vinagre fervendo, cobre os pedaços de vegetais e depois de frio é armazenado na geladeira por até 30 dias.