Outra fórmula bastante importante é a que chamamos de equação de Gauss, que é formada por 4 itens: a distância focal do objeto (que descobrimos a partir da fórmula acima), a distância do objeto (P), a distância da imagem (P') e o raio de curvatura, o que nos leva à seguinte fórmula: 1/f = 1/P + 1/P'.
Espelho Côncavo Se a imagem pertencer ao mesmo semiplano do objeto, essa imagem é direita. Se isso não acontecer, a imagem é invertida em relação ao objeto. A imagem será real se for formada pelos raios refletidos e será virtual se for formada pelo prolongamento desses raios refletidos.
Cole um pedaço da embalagem de salgadinho (com o mesmo tamanho da parte da garrafa) na face côncava do "semi-círculo", tendo cuidado para que a face mais refletora da embalagem fique voltada para a concavidade do "semi-círculo", com a finalidade de se formar um espelho côncavo.
A imagem será real quando o objeto estiver um pouco mais afastado do espelho do que a distância focal do espelho. Portanto, quando o objeto tende ao foco por um lado ou outro, a imagem tende ao infinito virtual (atrás do espelho) ou ao infinito real (na frente do espelho).
Ao contrário dos espelhos planos, os espelhos esféricos formam imagens de tamanhos diferentes do tamanho do objeto. Enquanto o espelho convexo forma imagens sempre menores que o objeto, o espelho côncavo forma imagens de diferente tamanhos, dependendo da posição em que o objeto é colocada sobre o seu eixo.
uma imagem formada por raios luminosos é chamada de real e uma imagem formada pelo prolongamento de raios luminosos para trás é chamada de imagem virtual. uma imagem real sempre é formada dentro do espelho. Uma virtual é formada na frente do espelho.
Um retrovisor ou espelho retrovisor é um acessório obrigatório, segundo a legislação brasileira de trânsito, utilizado nos automóveis para dar visibilidade aos motoristas. Os carros possuem geralmentre 3 retrovisores, dois nas laterais e um no fixado no centro do vidro frontal do veículo.
Todo carro tem, pelo menos, dois espelhos retrovisores. ... Enquanto o espelho interno central serve para enxergar diretamente o que há atrás do veículo, os laterais externos estão ali para ajudar a enxergar as faixas laterais.
Vire o espelho e aponte a luz para o teto ou o piso do carro e a imagem totalmente refletida vai substituir a reflexão da superfície frontal, de modo que você poderá ver o teto ou o chão do veículo.
A regra básica para ajustar os espelhos é fazê-los cobrir a maior campo visual possível. “O retrovisor interno deve abranger a maior área possível do vidro traseiro. Já os externos devem pegar o mínimo possível a lateral do carro”, explica o coordenador técnico do Cesvi Brasil/Mapfre, Alessandro Rubio.
Basta baixar o retrovisor, puxando a alavanca ou interruptor dele para baixo o máximo possível, de forma que ele esteja apontado para o chão. Assim, basta começar a manobra de alinhamento com a calçada. O mesmo pode ser feito quando você usa a baliza do lado do motorista.