EQST

Como Agem Os Ansiolticos Antidepressivos IMAO?

Como agem os ansiolíticos antidepressivos IMAO?

Os IMAOs atuam inibindo a ação da enzima monoamina oxidase (MAO), localizada nas células nervosas e responsável pela degradação de monoaminas neurotransmissoras. A MAO subdivide-se em dois tipos, A e B, ambos envolvidos no metabolismo de três neurotransmissores: Serotonina (5-HT); Dopamina (DA); Noradrenalina (NE).

Quais os antidepressivos inibidores da MAO?

Inibidores da monoaminoxidase (IMAOs) comercializados como antidepressivos nos EUA (p. ex., fenelzina, tranilcipromina, isocarboxazida) são irreversíveis e não seletivos (inibem a MAO-A e MAO-B). Outro IMAO (selegilina), que inibe apenas a MAO-B em doses baixas, está disponível como adesivo.

Como atuam os inibidores da MAO?

Os fármacos inibidores da MAO inibem a enzima monoamina oxidase (MAO), responsável por degradar monoaminas como a noradrenalina, tiramina, dopamina e serotonina, aumentando assim a concentração no corpo e no cérebro dessas substâncias, condicionando maior excitação dos neurônios que possuem receptores para esses ...

Quais os principais efeitos colaterais dos inibidores da mão?

Os inibidores da MAO costumam causar sintomas de hipotensão ortostática (que podem persistir) e efeitos simpaticomiméticos de taquicardia, suores e tremores. Náusea, insônia (em geral associada à intensa sonolência à tarde) e disfunção sexual são comuns.

O que é Monoaminoxidase?

A monoaminoxidase (MAO) é uma enzima mitocondrial encontrada em tecidos neurais e não neurais, como o intestinal e o hepático.

Quais os principais efeitos colaterais dos medicamentos ansiolíticos?

Existem efeitos colaterais mais comuns dos pacientes que utilizam este tipo de medicação. São eles: perda de memória, fadiga, sedação, sonolência, incoordenação motora, diminuição da concentração, atenção e reflexos.

Quais são os medicamentos inibidores de mão?

Os inibidores da monoamina oxidase (IMAOs) são psicofármacos com diversas finalidades terapêuticas para transtornos psiquiátricos, dentre eles depressão maior refratária ao tratamento. Seus representantes são a Isocarboxazida, Moclobemida, Fenelzina, Selegilina e Tranilcipromina.

Porque os inibidores da mão são considerados medicamentos de relativa baixa segurança?

A utilização dos inibidores da MAO é limitada, na atualidade, por causa das complicadas restrições dietéticas requeridas dos pacientes que os utilizam. Muitos inibidores da MAO, como a isocarboxazida, formam complexos estáveis com a enzima, causando inativação irreversível.

Quais são os medicamentos inibidores de IMAO?

Os inibidores da monoamina oxidase (IMAOs) são psicofármacos com diversas finalidades terapêuticas para transtornos psiquiátricos, dentre eles depressão maior refratária ao tratamento. Seus representantes são a Isocarboxazida, Moclobemida, Fenelzina, Selegilina e Tranilcipromina.

Como funciona a Monoaminoxidase?

A função da MAO é degradar essas monoaminas evitando assim que se acumulem (no caso de monoaminas endógenas) ou que gerem efeitos indesejáveis (no caso de monoaminas exógenas). O processo pelo qual a MAO degrada monoaminas é conhecido por deaminação oxidativa que gera como produtos aldeídos e íon amônio.