Sertão: ocupando a maior parte do Nordeste, o Sertão compreende os estados da Bahia, Ceará, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Sergipe (extremo noroeste), Alagoas (oeste) e Piauí (porção leste). Essa parte do território nordestino é uma extensa área de clima semiárido, conhecido como “Polígono das Secas”.
Falso, O sertão é a maior subregião do Nordeste, localiza - se entre o Agreste e o Meio Norte.
A Região Nordeste é dividida em quatro sub-regiões: meio-norte, zona da mata, agreste e sertão. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) O meio-norte corresponde à faixa de transição entre o sertão semiárido do Nordeste e a região Amazônica, inclui os estados do Maranhão e oeste do Piauí.
Zona da Mata Essa sub-região apresenta a maior concentração populacional; é mais urbanizada e com melhor infraestrutura referente, sobretudo, à telecomunicação e aos transportes.
A Zona da Mata compreende ao trecho que se entende do Rio Grande do Norte ao Sul da Bahia apresenta a maior concentração populacional do nordeste.
A Região Nordeste é dividida em quatro sub-regiões: meio-norte, zona da mata, agreste e sertão. O meio-norte corresponde à faixa de transição entre o sertão semiárido do Nordestee a região Amazônica, inclui os estados do Maranhão e oeste do Piauí.
Alguns aspectos naturais foram usados como critérios para regionalizar o espaço do Nordeste. Levando-se em conta, principalmente, as características do clima e da vegetação original, a Região Nordeste pode ser dividia em quatro sub-regiões: ZONA DA MATA, AGRESTE, MEIO- NORTE e SERTÃO.
O solo da região é antigo e em geral pouco profundo. A maior parte da região do sertão nordestino tem solo de embasamento cristalino com baixa capacidade de infiltração mas, em outros locais, nas bacias sedimentares, os solos são mais profundos permitindo uma maior infiltração e um melhor suprimento de água.
Sertão
O "milagre econômico do Nordeste" está concentrado nos três grandes centros industriais, nos Estados de Ceará, Bahia e Pernambuco. O mais pujante deles é o Complexo Industrial Portuário de Suape, em Ipojuca (na região metropolitana do Recife).
Ciclo da cana de açúcar foi de suma importância principalmente para o ciclo econômico nordestino, no século XX. No entanto o seu cultivo gerou concentração de terras nas mãos dos chamados senhores feudais, ocasionando uma má distribuição fundiária que perdura até os dias atuais, além de aumento da pobreza.
A Bahia é o maior estado da região, e Sergipe, o menor.
Região Norte – 07 estados
5) Após essas observações, anota-se que as siglas dos vinte e seis estados e do distrito federal são, respectivamente: Acre - AC; Alagoas - AL; Amapá - AP; Amazonas - AM; Bahia - BA; Ceará - CE; Distrito Federal - DF; Espírito Santo - ES; Goiás - GO; Maranhão - MA; Mato Grosso - MT; Mato Grosso do Sul - MS; Minas ...