A vírgula que o separa do restante da frase, portanto, é obrigatória! Vejamos alguns exemplos práticos: Boa tarde, Joana! Joana, boa tarde!
Assim, qualquer que seja a ordem da frase apresentada, a expressão «por favor» deverá aparecer entre vírgulas: «Por favor, dirija-se ao balcão para pegar a sua senha.» «Dirija-se ao balcão, por favor, para pegar a sua senha.» «Para pegar a sua senha, por favor, dirija-se ao balcão.»
Por favor é uma expressão de cortesia usada quando se quer pedir algo a alguém. Não se deve usá-la sem a preposição por. O verbo que vier imediatamente à sua frente deverá estar no modo imperativo, usado para ordem, pedido, conselho ou apelo.
A expressão por favor deverá ser separada da restante oração por vírgulas, podendo aparecer no início, no meio ou no fim das frases.
O que é Por favor: A forma correta de escrever esta expressão é por favor (separada), e não “porfavor”. Aliás, “porfavor” não existe como palavra oficial na língua portuguesa. Normalmente, as pessoas utilizam o “por favor” com a intenção de indicar educação e cordialidade ao solicitar algo ou alguma coisa a alguém.
Se fizer favor; Se fizesse favor; Fazia favor. De todas as possibilidades as mais usuais são por favor e se faz favor, dependendo a escolha da opção do falante, embora haja opiniões (não consensuais, note-se) que atribuem a se faz favor uma maior formalidade.
O que é Por favor: Ato de gentileza efetuado por pessoas no ato de cumprimento de algo do seu interesse.