Mapeamento de processos é uma ferramenta gerencial com foco em identificar as informações, fluxos e descrições de tarefas. Esse processo acontece por meio da estruturação visual de cada etapa. Assim, é possível conhecer profundamente cada elemento do processo, possibilitando melhorias mais assertivas.
Confira os 4 principais tipos de análise existentes:
Vamos apresentar as etapas da análise de processos de negócios que devem ser seguidas para que se possa promover a melhoria contínua.
A Avaliação de Processos determina se as atividades propostas por um programa foram implementadas e geraram resultados conforme o esperado. Esse tipo de avaliação antecipa possíveis problemas e permite o monitoramento do desempenho das atividades do programa.
Avaliar a maturidade de processos significa identificar que dentro da organização os processos se encontram em níveis distintos e cada um pode ser avaliado para identificar qual o seu início no ciclo de melhoria contínua.
A maturidade de uma pessoa, em geral, está associada ao conhecimento que ela adquiriu ao longo do tempo e, principalmente, a como ela domina esse conhecimento e consegue transformá-lo em resultados. Amadurecer significa desenvolver-se e evoluir continuamente.
OPM3® é a sigla para “Organizational Project Management Maturity Model ”, um produto desenvolvido pelo próprio PMI® e lançado no mercado no final de 2003.
Amadurecer significa desenvolver e evoluir constantemente. No caso de uma organização, o conceito é o mesmo. Assim, podemos dizer que a maturidade da empresa é associada com o conhecimento internalizado ao longo do tempo e como esse conhecimento em resultados efetivos.