A hipertensão arterial (HA) cursa com disfunção autonômica e alterações no sistema nervoso central, as quais podem levar ao rompimento da barreira hematoencefálica (BHE) e contribuir para o acidente vascular cerebral. Os mecanismos através dos quais a HA afeta o funcionamento da BHE são pouco conhecidos.
Qual das seguintes afirmações é verdadeira em relação á barreira hematoencefálica? R: D: Fármacos lipossolúveis atravessam facilmente a barreira hematencefálica porque podem se dissolver facilmente na membrana das células endoteliais.
Além da camada endotelial densa, também neurónios e outras células não neuronais especializadas, como astrócitos e microglia, controlam a função da barreira hematoencefálica (figura 3). Juntamente com as células endoteliais, elas formam uma estrutura dinâmica chamada unidade neurovascular (NVU, sigla em inglês).
Elas diferem em forma e função e são elas: oligodendrócitos, astrócitos, células de Schwann, células ependimárias e micróglia.
As células da glia são células com as mais diversas funções, entre elas estão proteger e nutrir neurônios. ... As células da glia, que foram descritas há mais de 150 anos, são um conjunto de vários tipos celulares, sendo as suas células principais os astrócitos, oligodendrócitos, micróglias e ependimócitos.
Micróglia é um tipo de célula do sistema nervoso central que, entre outros papeis, tem função similar à dos glóbulos brancos na corrente sanguínea. As micróglias fazem a vigilância ativa do tecido cerebral e da medula. ... As micróglias exercem ainda papel nas respostas imunológicas do sistema nervoso.
Células ependimárias. Astrócitos: Os astrócitos são células constituintes da neuroglia que possuem forma de estrela. Existem dois tipos de astrócitos, os protoplasmasticos e os fibrosos. ... Células de Schwann: Célula responsável pela produção da bainha de mielina em axônios dos neurônios localizados no SNP.
O sistema nervoso é anatomicamente dividido em Sistema Nervoso Central (SNC), formado pelo encéfalo e pela medula espinhal e Sistema Nervoso Periférico (SNP), formado pelos nervos e gânglios nervosos. Tais tecidos são compostos pelos neurônios e células da glia.
As células nervosas compõem o tecido nervoso que forma os órgãos e estruturas do sistema nervoso: encéfalo e medula espinhal, gânglios e nervos. Existem dois tipos de células nervosas os neurônios e as células gliais.
Os principais componentes celulares são os neurônios e as células da glia. As células da glia ou neuroglia são vários tipos celulares relacionados com a sustentação e a nutrição dos neurônios, com a produção de mielina e com a fagocitose.