VERTIX COMPRIMIDOS – Posologia Pode-se iniciar o uso apenas com um comprimido à noite ao deitar, aumentando de acordo com a severidade da doença para um comprimido pela manhã e outro à noite. Doses maiores a critério médico. Dose de manutenção após melhora dos sintomas, geralmente é de um comprimido ao dia.
Este medicamento é destinado ao tratamento de: Doenças cerebrovasculares (doenças relacionadas com circulação sanguínea no cérebro) crônicas, atuando em sintomas como: alterações de memória, confusão mental, distúrbios do sono, dificuldade de atenção e sintomas comportamentais.
Sedação leve é o efeito colateral mais comum com o uso da flunarizina. Cefaléia, insônia, astenia, depressão, irritabilidade, baixa concentração e sensação de cabeça leve podem ocorrer, porém são pouco comuns e mesmo raros nos tratamentos com baixas dosagens.
9. Bloqueadores dos canais de cálcio. Utilizados no tratamento de doenças cardiovasculares como taquiarritmia, angina e hipertensão, os bloqueadores de canais de cálcio como Sibelium® (flunarizina) e Dilacoron® (verapamil) podem contribuir para a subida do ponteiro da balança.
Flunarizina é o único bloqueador dos canais de cálcio recomendando na profilaxia da migrânea. É popularmente usado no tratamento de distúrbios circulatórios cerebrais e de equilíbrio. O bloqueio do influxo de cálcio que é seu efeito ocorre somente sobre quantidades excessivas e deletérias para a célula.
- Prevenção e tratamento dos sintomas dos distúrbios do equilíbrio (arteriosclerose labiríntica, irritabilidade do labirinto, Síndrome de Menière), tais como vertigem, tontura, zumbido, nistagmo, náuseas e vômitos; - Prevenção dos distúrbios de movimento.
Em geral, observa-se melhora do quadro sintomático após cerca de 2 a 5 dias para a Flunarizina (mais potente mas com mais efeitos colaterais) e entre 7 a 14 dias para a Betaistina (menos efeitos colaterais, mas menor eficácia clínica).
Euforia, alterações do humor; depressão grave com evidentes manifestações psicóticas; alterações da personalidade; hiperirritabilidade; insônia.
Corticorten contém prednisona, uma substância que proporciona potente efeito anti-inflamatório, antirreumático e antialérgico no tratamento de doenças que respondem a corticosteroides.