Quando Usar O Teorema Do Limite Central?

Quando usar o teorema do limite central

O Teorema Central do Limite (TCL), também chamado de Teorema do Limite Central, diz que a soma de N variáveis independentes (x) com mesma distribuição, se aproxima de uma distribuição normal a medida que N aumenta.

O que diz o Teorema Central do Limite?

Como Y é a soma de duas variáveis de distribuição Normal, então:

Vamos representar o lucro da seguradora no ano por pessoa por \n L\n\n\n\n\n \n\n, e essa v.a. \n L\n\n\n\n\n \n\n pode assumir dois valores:

MACS 11.º ano

MACS 11.º ano

Sabendo que V a r X 1 = 100 e V a r X 2 = 400 .

Um pequeno restaurante tem uma receita diária - da qual já foi descontado o gasto com ingredientes - cuja média é de 800 reais e cujo desvio padrão é de 300 reais. A despesa mensal do restaurante com mão de obra, encargos, manutenção, etc., é da ordem de 12.000 reais.

Lembrando que \n n = 10000\n\n\n\n\n\n\n\n \n \n\n \n \n \n \n \n\n\n e que já calculamos \n μ   e   σ 2 \n\n\n\n\n\n\n\n \n \n\n \n \n\n\n:

Teorema do Limite Central: Exemplo

Para o montante necessário ser atingido, precisamos que todas as doações somadas resultem em pelo menos o custo da obra (\n R $ 3500,00\n\n\n\n\n\n\n\n\n\n \n \n\n \n \n \n \n \n \n \n\n\n), então:

Uma instituição de caridade deseja realizar uma obra que custa \n R $ 3500,00\n\n\n\n\n\n\n\n\n\n \n \n\n \n \n \n \n \n \n \n\n\n em sua sede. Entre os contribuintes habituais dessa instituição, cada um pode contribuir com algo em torno de \n R $ 120,00   ±\n\n\n\n\n\n\n\n\n\n\n \n \n\n \n \n \n \n \n \n\n \n\n um desvio padrão de \n R $ 50,00\n\n\n\n\n\n\n\n\n \n \n\n \n \n \n \n \n\n\n. Se 30 dessas pessoas se quotizarem para levantar fundos com essa finalidade, qual a probabilidade de que eles consigam o montante necessário?

Estatística Avançada

Estatística Avançada

A situação é bem parecida com a anterior, tirando a mudança de \n n\n\n\n\n\n \n\n. A diferença é que agora o exercício deu o valor da prob. final e quer o valor de \n μ\n\n\n\n\n \n\n referente.

O Teorema Central do Limite (TCL), também chamado de Teorema do Limite Central, diz que a soma de N variáveis independentes (x) com mesma distribuição, se aproxima de uma distribuição normal a medida que N aumenta.

Um pequeno restaurante tem uma receita diária - da qual já foi descontado o gasto com ingredientes - cuja média é de 800 reais e cujo desvio padrão é de 300 reais. A despesa mensal do restaurante com mão de obra, encargos, manutenção, etc., é da ordem de 12.000 reais.

Resposta

O lucro total vai ser dado pela soma dos lucros vindos de todas as 10000 pessoas:

Como \n Y\n\n\n\n\n \n\n é a soma de duas variáveis de distribuição Normal, então:

Podemos aproximar \n L t o t a l \n\n\n\n\n\n\n\n\n \n\n \n \n \n \n \n\n\n a uma distribuição normal então, certo? Pelo Teorema Central do Limite! Já que são muuuitas v.a.’s com mesma distribuição e independentes somadas. Então:

Transcrição do vídeo

Vamos chamar a quantia que cada contribuinte pode doar de \n X\n\n\n\n\n \n\n. Sabemos que:

Se a gente quer P L > 7000 , é o mesmo que querer.

Teorema do Limite Central: Exemplo

Calcular E ( Y ) .

Se eu chamar Y = ∑ i = 1 n X i , pelo Teorema Central do Limite a gente diz que Y tem distribuição.

E de não morrer, vai ser a complementar de \n 0 , 006\n\n\n\n\n\n\n \n \n\n \n \n \n\n\n, ou seja, \n 0,994\n\n\n\n\n\n\n\n \n \n \n \n \n\n:

Postagens recentes

Postagens recentes

Temos que \n ( X 1 , X 2 , … , X n )\n\n\n\n\n\n\n\n\n\n\n\n \n\n \n \n\n \n\n \n \n\n \n \n \n\n \n \n\n \n\n é uma amostra aleatória de uma v.a. \n X ~ N ( μ , σ 2 )\n\n\n\n\n\n\n\n\n\n\n\n\n\n\n \n \n \n \n \n \n\n \n \n\n \n\n, com isso todas as \n X i \n\n\n\n\n\n \n \n\n’s tem a mesma distribuição \n N ( μ , σ 2 )\n\n\n\n\n\n\n\n\n\n\n\n\n \n \n \n \n\n \n \n\n \n\n, beleza?

Sabendo que E X 1 = 30 e E X 2 = 60 :

E os fundos levantados vão ser a soma de as 30 quantias doadas, certo? Vamos criar outra v.a. para representar a soma de todas essas doações, ou seja, a soma dos X i :

Como calcular a média da amostra?

Some todos os números e divida o resultado pelo tamanho total da população:

  1. Média (μ) = ΣX/N, onde Σ é o símbolo de soma (adição), Xi representa cada um dos números da soma, e N indica o tamanho total da população.
  2. No caso acima, a média μ é dada por (79+90)/5 = 62.

Como calcular a média de uma amostra?

A média (Me) é calculada somando-se todos os valores de um conjunto de dados e dividindo-se pelo número de elementos deste conjunto.

Como calcular o erro padrão de uma amostra?

Para obter uma estimativa do erro padrão, basta dividir o desvio padrão pela raiz quadrada do tamanho amostral. O resultado obtido também estará na mesma unidade de medida do valor amostral.

Como se calcula o desvio padrão de uma amostra?

Desvio padrão de uma amostra (ou coleção) de dados, de tipo quantitativo, é uma medida de dispersão dos dados relativamente à média, que se obtém tomando a raiz quadrada da variância amostral. s=√n∑i=1(xi−ˉx)2n−1.

Como calcular a variação amostral?

Variância de uma amostra (ou coleção) de dados de tipo quantitativo é a medida que se obtém somando os quadrados dos desvios dos dados relativamente à média, e dividindo pelo número de dados menos um. Representa-se por s2. Estas duas estatísticas podem ser utilizadas para estimar o parâmetro variância populacional σ2.

Como calcular uma variância?

O cálculo da variância populacional é obtido através da soma dos quadrados da diferença entre cada valor e a média aritmética, dividida pela quantidade de elementos observados.

Como calcular Variancia populacional é amostral?

Ou seja, a variância populacional é dada por:

  1. σ2=N∑i=1(xi−μ)2N.
  2. A variância de uma amostra {x1,...,xn} de n elementos é definida como a soma ao quadrado dos desvios dos elementos em relação à sua média ¯x dividido por (n-1). Ou seja, a variância amostral é dada por:
  3. s2=n∑i=1(xi−¯x)2n−1.

Como calcular a amplitude de variação?

A amplitude de um conjunto, em Estatística, é a diferença entre o maior elemento desse conjunto e o menor. Em outras palavras, para encontrar a amplitude de uma lista de números, basta subtrair o menor elemento do maior.

O que é amplitude de variação?

Amplitude é uma medida rápida da variabilidade. Ela consiste na diferença entre o mais alto e o mais baixo valor de um determinado conjunto de dados (ou seja, de um determinado campo numérico da tabela Oracle).

Como calcular a amplitude de uma classe?

AMPLITUDE DO INTERVALO DE CLASSE: é obtida através da diferença entre o limite superior e inferior da classe e é simbolizada por hi = Li - li. Ex: na tabela anterior hi = 53 - 49 = 4.

Qual a amplitude total?

A amplitude total é a diferença entre o maior e o menor valor observado. ... Quando dizemos que a amplitude total dos valores é 50, estamos afirmando alguma coisa referente à sua concentração. Quanto maior a amplitude total, maior a dispersão ou variabilidade dos dados da variável.

Como calcular frequência de classe?

Frequência percentual (pi): É obtida multiplicando a frequência relativa por 100%. Frequência acumulada: É o total acumulado (soma) de todas as classes anteriores até a classe atual. Pode ser: frequência acumulada absoluta (Fi), frequência acumulada relativa (Fri), ou frequência acumulada percentual (Pi).

Como calcular a moda quando é bimodal?

A moda para esse conjunto é: Mo = 2. É o número que aparece o maior número de vezes. Neste exemplo, a moda é: Mo = 2 ou 21. Então, podemos dizer que o conjunto B é bimodal (possui duas modas).

O que é um intervalo de classe?

Definição - O que é Intervalo de Classe Amplitude de uma classe, ou seja, diferença entre o maior valor (limite superior) e o menor valor (limite inferior) de uma classe.

O que é o número de classe?

A classe de números (ou classe numérica) é formada por unidade, dezena e centena e é composta por até três algarismos (a última classe pode não ter três algarismos). A ordem de números começa da direita para a esquerda e representa a posição do algarismo que compõe o número.

O que é o que é classe e ordem?

A Partir do agrupamento de 10 em 10 surgiu a primeira definição: o grupo de dez unidades recebe o nome de dezena. Assim cada grupo de 10 dezenas forma uma centena. Os grupos de 1, 10, 100 elementos são chamados de ordens. Cada ordem forma um novo grupo denominado classe.

O que é uma classe?

Significado de Classe substantivo feminino Cada um dos grupos ou divisões de uma série ou conjunto; categoria, ordem, seção.

O que é a ordem de um número?

Ordem e classes do sistema de numeração decimal A ordem é a posição na qual o algarismo ocupa em um número, sendo analisado da direita para a esquerda.

Qual é a classe mais elevada e a ordem?

Resposta: é um número de 3a classe e a classe mais elevada é a de centena de milhão e a ordem é de 9a ordem.

Qual é a ordem mais elevada do número 358421716?

será 358. pois representa maior classe e maior ordem de milhoes.