Quando surgiu o termo criado-mudo? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
A origem do nome 'criado-mudo', veio de da época da escravidão. Em 1820 os escravos que faziam os serviços domésticos eram chamados de criados e alguns passavam dia e noite imóveis ao lado da cama do “senhor” com um copo d'água, ou segurando roupas.
Qual a origem do nome criado-mudo?
Segundo a marca, a mudança acontece porque o nome do móvel vem da época da escravidão no Brasil. Ele lembra o escravo que passava a noite “tomando conta” dos nobres, ao lado da cama. Por ser um objeto inanimado e ter utilidade equivalente à de um mordomo, passou a ser chamado de criado-mudo.
O que era um criado-mudo na época da escravidão?
Tal termo era utilizado para se referir aos filhos das escravas com os senhores. Criado-mudo: aquele móvel baixo que normalmente fica na cabeceira da cama tem esse nome porque, na época da escravidão, os escravos ficavam nesse mesmo lugar segurando as coisas para os “senhores” – sem fazer barulho para não atrapalhar.
É errado falar criado-mudo?
Segundo a rede, é preciso abolir o termo porque, apesar de muitas pessoas não saberem, o nome do móvel remete ao período da escravidão no Brasil, quando alguns homens e mulheres passavam dia e noite imóveis ao lado da cama para atender aos "senhores".
Qual o significado criado-mudo?
[Brasil] Pequeno móvel em forma de armário que se coloca junto da cama e que serve para guardar ou ter sobre ela os objectos necessários. Plural: criados-mudos. Plural: criados-mudos.
Quem criou o criado-mudo?
Escravos eram obrigados a ficar a noite inteira parados e calados ao lado da cama dos senhores, como verdadeiros objetos sem vida e daí surgiu o criado-mudo. “Em 1820, os escravos que faziam os serviços domésticos eram chamados de criados.
Qual o significado criado mudo?
[Brasil] Pequeno móvel em forma de armário que se coloca junto da cama e que serve para guardar ou ter sobre ela os objectos necessários. Plural: criados-mudos. Plural: criados-mudos.
Quem criou o criado mudo?
Escravos eram obrigados a ficar a noite inteira parados e calados ao lado da cama dos senhores, como verdadeiros objetos sem vida e daí surgiu o criado-mudo. “Em 1820, os escravos que faziam os serviços domésticos eram chamados de criados.
O que significa o criado-mudo?
substantivo masculino Móvel pequeno colocado ao lado da cabeceira da cama; mesa de cabeceira. Etimologia (origem da palavra criado-mudo).
O que que significa criado-mudo?
[Brasil] Pequeno móvel em forma de armário que se coloca junto da cama e que serve para guardar ou ter sobre ela os objectos necessários. Plural: criados-mudos.
Qual palavra usar no lugar de criado mudo?
Sinónimos de criado mudo em português
mesa de cabeceira.
cómoda.
mesa.
armário.
guarda-roupa.
roupeiro.
O que pode substituir o criado mudo?
Conheça opções para substituir o criado mudo
Tudo em um móvel só ...
Mesinhas laterais. ...
Cadeiras, pufes e banquinhos. ...
Objetos de decoração. ...
Prateleiras divertidas. ...
Penteadeira ou escritório.
14 de dez. de 2019
Qual o termo certo para criado mudo?
A marca de móveis Etna lançou, nesta quarta-feira 20, uma nova campanha anunciando o fim da palavra criado-mudo em seus catálogos. Segundo o vídeo divulgado pela empresa, o termo, que é considerado racista, deve ser substituído por 'Mesa da Cabeceira'.
Qual a palavra certa para criado mudo?
No site da marca, a palavra criado-mudo já foi substituída por mesa de cabeceira. O DecorStyle apoia a ação e já havia começado a trocar o termo por mesa, mesinha, mesa de apoio ou mesa de cabeceira.
O que substitui o criado mudo?
Cadeiras, pufes e banquinhos Você pode fazer isso usando uma cadeira, um pufe e até um banquinho no lugar da mesinha de cabeceira. Esse truque de decoração vai deixar seu quarto com um ar despojado, mas sem perder a funcionalidade, afinal você ainda terá um apoio para o celular ou para o seu livro de cabeceira.
O que falar no lugar de criado mudo?
Troca da expressão por mesa de cabeceira será incentivada também entre fornecedores. ... Em vez de criado-mudo, a marca passou a adotar o termo mesa de cabeceira.
Pode usar criado mudo só de um lado?
Mas seu tamanho sempre segue uma proporção padrão condizente com a sua posição e função dentro das decorações de quartos. Criados devem ser assim posicionados ao lado ou de cada lado – como um par – das camas. Eles devem combinar com o estilo dos outros móveis escolhidos para a ambientação do cômodo.