EQST

Quando Ocorre O Duplo Grau De Jurisdiço?

Quando ocorre o duplo grau de jurisdição?

Dessa forma, considera-se que duplo grau de jurisdição somente existe quando o tribunal ad quem, superior hierarquicamente na estrutura jurisdicional, analisa um recurso de uma das partes da relação processual insatisfeita com a decisão do juízo a quo.

O que é duplo grau de jurisdição novo CPC?

É a possibilidade da revisão da solução da causa, ou seja, a parte pode ter através do recuso uma segunda opinião sobre decisão da causa, que é chamada de reexame da decisão da causa.

Quando o duplo grau de jurisdição é obrigatório?

se aplica o duplo grau de jurisdição obrigatório a toda decisão proferida contra Fazenda Pública. ... não se aplica o duplo grau obrigatório se a sentença estiver fundada em jurisprudência do plenário do Supremo Tribunal Federal.

Qual o regime da execução e do duplo grau no CPC de 2015?

Pelo duplo grau de jurisdição vertical, que é regra no sistema recursal, o ato impugnado é submetido e analisado por Magistrados de instâncias diferentes, momento em que um tribunal hierarquicamente superior reanalisa a decisão proferida pelo juízo “a quo”. ...

Quais sentenças estão sujeitas ao duplo grau de jurisdição?

Pela simples leitura do dispositivo, podemos elencar como hipóteses de duplo grau de jurisdição obrigatório: i) sentença contra entes federativos e administração indireta com personalidade jurídica de direito público; ii) sentença de procedência em embargos à execução fiscal.

O que é o reexame necessário?

O reexame necessário constitui exigência da lei para dar eficácia a determinadas sentenças. Consiste na necessidade de que determinadas sentenças sejam confirmadas pelo Tribunal ainda que não tenha havido nenhum recurso interposto pelas partes.

Onde está previsto o duplo grau de jurisdição?

O Princípio do Duplo Grau de Jurisdição não está expressamente previsto na Constituição Federal, mas trata-se de um comando implícito, que é construído a partir do art. 5o, inciso LV, segunda parte, da Constituição, e dos arts. 92, 102, 105 e 108.

O que é sentença sujeita ao duplo grau de jurisdição?

496, CPC/2015) O princípio do duplo grau de jurisdição consiste na possibilidade assegurada às partes de submeterem matéria já apreciada e decidida pelo juízo originário a novo julgamento por órgão hierarquicamente superior.

Quando é obrigatório o reexame necessário?

Reexame necessário - Novo CPC (Lei nº 13.105/15) O reexame necessário constitui exigência da lei para dar eficácia a determinadas sentenças. Consiste na necessidade de que determinadas sentenças sejam confirmadas pelo Tribunal ainda que não tenha havido nenhum recurso interposto pelas partes.

Quando o juiz deve recorrer de ofício?

Os juízes recorrerão de ofício sempre que absolverem os acusados em processo por crime contra a economia popular ou contra a saúde pública, ou quando determinarem o arquivamento dos autos do respectivo inquérito policial.

Quando não cabe reexame necessário?

Não cabe reexame necessário quando o juiz de primeiro grau é porta-voz dos tribunais superiores, ou seja, quando a decisão está de acordo com súmula de tribunal superior, acórdão do STF ou do STJ em julgamento de recursos repetitivos e entendimento firmado em incidente de resolução de demandas repetitivas ou de ...

Quanto às autarquias em que situações é obrigatório o duplo grau de jurisdição?

O objetivo é evitar prejuízos àqueles entes públicos. Portanto, no sistema jurídico atual, são submetidas ao duplo grau de jurisdição obrigatório as sentenças proferidas contra a Fazenda Pública, com a finalidade de impedir a execução provisória contra ela.

Está sujeita ao duplo grau de jurisdição obrigatório a sentença proferida contra?

I - proferida contra a União, os Estados, o Distrito Federal, os Municípios e suas respectivas autarquias e fundações de direito público; II - que julgar procedentes, no todo ou em parte, os embargos à execução fiscal.

Quando se aplica o reexame necessário?

Reexame necessário - Novo CPC (Lei n° 13.105/15) O reexame necessário constitui exigência da lei para dar eficácia a determinadas sentenças. Consiste na necessidade de que determinadas sentenças sejam confirmadas pelo Tribunal ainda que não tenha havido nenhum recurso interposto pelas partes.

O que quer dizer sentença não sujeita a reexame necessário?

Não cabe reexame necessário quando o juiz de primeiro grau é porta-voz dos tribunais superiores, ou seja, quando a decisão está de acordo com súmula de tribunal superior, acórdão do STF ou do STJ em julgamento de recursos repetitivos e entendimento firmado em incidente de resolução de demandas repetitivas ou de ...

Qual o fundamento constitucional e convencional do duplo grau de jurisdição?

"O duplo Grau de Jurisdição é, no sistema jurídico brasileiro, uma Garantia constitucional. Ele decorre do princípio do Devido Processo Legal, do Princípio da Ampla Defesa e da própria organização constitucional dos tribunais brasileiros.

O que informam os princípios do duplo grau de jurisdição e da adequação?

Neste sentido, existem algumas vantagens inerentes ao duplo grau de jurisdição, como a maior experiência dos julgadores recursais, maior independência do julgador recursal, o controle psicológico exercido sobre o juiz de primeira instância, exame mais aprofundado do litígio, maior probabilidade de acerto no cumprimento ...

O que é sentença não sujeita ao duplo grau de jurisdição?

O duplo grau de jurisdição está regulamentado no direito brasileiro na esfera infraconstitucional. Trata-se da possibilidade de reapreciação de decisões judiciais, como forma de resguardar a ordem pública.

Quando não se aplica a remessa necessária?

[11] “- Inaplicável o § 2º do art. 475 do CPC, que dispensa a remessa necessária da sentença quando sucumbir a Fazenda Pública e o direito ou valor controvertido for inferior a 60 salários mínimos, por se tratar o feito de mandado de segurança que possui legislação própria, constante do art.