Assim como você era avaliado na escola por meio de uma nota, o mercado financeiro usa informações dos seus hábitos de pagamento de contas e consumo para definir a sua nota de score.
Efetuar muitas solicitações de crédito, principalmente em um curto espaço de tempo, pode afetar a sua pontuação. Além disso, a situação se agrava quando as solicitações são reprovadas.
Muito se fala sobre o score de crédito, mas afinal de contas, score bom é quanto?
O score de crédito é uma pontuação numérica que varia geralmente de 0 a 1.000 pontos, sendo que quanto mais alto o valor, maior a confiabilidade financeira.
Quando você deixa de pagar contas, empréstimos ou cartões de crédito, essas dívidas podem ser enviadas para agências de cobrança ou registradas como negativas nos órgãos de proteção ao crédito.
O que faz com que uma pessoa seja bem ou mal vista pelos órgãos de proteção ao crédito?
Sendo assim, as pessoas que não têm dívidas ou nome sujo também podem apresentar um score baixo por não terem um histórico que aponte para o bom uso do crédito.
Procure manter os seus produtos e serviços financeiros, como cartão de crédito e conta corrente, em um mesmo banco. Se você pagar tudo em dia, você será visto como um bom cliente.
Ao contrário do que costumava ser feito, os dados do Cadastro Positivo formam um histórico que considera não apenas o seu atual momento financeiro, mas toda a sua vida financeira recente.
A falta de histórico de crédito também pode impactar negativamente o score.
Um score de crédito alto significa, aos olhos das instituições financeiras, que são altas as chances de você quitar as suas dívidas, facilitando que você consiga concessão de crédito.
Ter contas em seu nome é benéfico para o seu histórico, isso porque, se tudo estiver sendo pago dentro do prazo, os birôs de crédito conseguem ter uma visão mais transparente do seu perfil.
Manter os seus dados cadastrais atualizados é uma das mais simples formas de colaborar com a sua pontuação. Estar com as suas informações básicas corretas, como nome, telefone e endereço, mostra transparência e, portanto, os órgãos de proteção ao crédito sentirão mais confiança.
Com a internet, inúmeras informações são disseminadas diariamente, sendo assim, é importante que a gente saiba o que é verdade ou não. Mesmo o score alto, é válido ter todas as informações possíveis sobre a pontuação, para que você não corra o risco de vê-la cair.
Uma das maiores vantagens em ter conhecimento sobre o score, é saber como você é visto pelo mercado e quais as consequências que isso pode acarretar para a sua vida e saúde financeira.
As agências de crédito são muito sensíveis ao comportamento do consumidor e estão sempre atentas para detectar qualquer padrão que sinalize para eventuais riscos ao conceder crédito.
Se a sua pontuação está alta, você não precisa se preocupar tanto com este item, mas ainda vale manter o bom senso porque muitas solicitações simultâneas, mesmo com o score alto, não serão bem vistas e podem até resultar em uma baixa na sua pontuação.
Sendo assim, se a sua pontuação está alta, significa que você tem tomado boas decisões financeiras, conscientemente ou não. Portanto, vamos listar algumas razões que podem influenciar o seu score alto e como manter esta pontuação:
Conte sempre com a Adimplere para sair do endividamento, acessando o nosso portal de negociação.
Com o Cadastro Positivo, os birôs não irão avaliar somente as suas dívidas não quitadas, possibilitando que você possua alguns benefícios, como ter acesso a menores taxas de juros e crédito com menos burocracia.
As agências de crédito, também conhecidas como birôs de crédito, como SPC/Serasa e SCPC/Boa Vista, coletam informações financeiras sobre você e usam algoritmos para calcular seu score.