Segundo especialistas, desviar o foco para o lado esquerdo é um sinal de criação, ou seja, a pessoa está mentindo sobre algo. Já o olhar para o lado direito é um indício de que o candidato está buscando algo na memória, por isso, quando alguém olha nessa direção é um sinal de que está buscando lembrar de informações.
Nas pessoas destras, esse estilo olhar tende a ser uma tentativa de recordar sons antes de dizer algo, segundo Paulo Sergio de Camargo. Mas, de acordo o mestre em cognição e linguagem João Oliveira, esse tipo de olhar está relacionado a dizer a verdade. Se a pessoa for canhota, é válido o oposto.
Antes de tudo, você precisa entender uma coisa: quem mente precisa criar uma história e ser capaz de contá-la sempre que for preciso. Portanto, mentir bem não é para qualquer um e exige um grande trabalho mental para o mentiroso. E, se você aprender a reconhecer alguns sinais de que a pessoa está criando uma história, ponto para você.
Se ela olhar para a direita enquanto pensa, significa que está lembrando, mas se olhar para a esquerda, estará imaginando (ou inventando). Se alguém estiver quieto e olhando para baixo e para a direita, significará que esta pessoa está conversando internamente. Em muitos casos, isso pode caracterizar tristeza.
Não tem gente que cai no golpe do namorado (a) estrangeiro(a) apesar de tanto que se avisa e de tantas matérias jornalísticas sobre o assunto? Comportamento humano é assim.
Olhar para o lado direito - Já olhar para o lado direito não é indício de mentira. De acordo com Castilho, o lado direito é o da memória, por isso, quando uma pessoa olha para a direita antes de falar, significa que está buscando informações na memória.
Obrigado Edinaldo. A intenção foi mostrar que os estudos científicos, simples como são. Fazer a pessoa contar mentiras e verdades e gravar o movimento ocular. Ou ensinar esse mito para um grupo de pessoas e deixá-las classificar se uma versão é verdadeira ou falsa. Tudo muito simples.
O cidadão comum e sem capacitação para analisar a viabilidade dessas fantasias literárias acredita que aquilo que está ali é científico (até porque falar sobre sua suposta base científica é uma técnica conhecida da difusão da PNL). Ele perceberá as falhas durante a tentativa de colocar seus conhecimentos em prática.
Coçar os olhos quando há uma pessoa falando, pode ser sinal de que a pessoa está mentindo. Pode ser também que a pessoa não deseja ouvir o que está sendo dito. Pode ser um sinal de desatenção.
Antes de tudo, você precisa entender uma coisa: quem mente precisa criar uma história e ser capaz de contá-la sempre que for preciso. Portanto, mentir bem não é para qualquer um e exige um grande trabalho mental para o mentiroso. E, se você aprender a reconhecer alguns sinais de que a pessoa está criando uma história, ponto para você.
O olhar revela verdades e mentiras de uma forma simples de identificar, mas que envolve diversos estudos que são um pouco complexos de entender, mas vou explicar do jeito mais simples possível.
Explico, há tempos, também, que análise de comportamentos de artistas, políticos e atletas, principalmente as realizadas por pessoas sem qualquer formação científica, são formas de entretenimento.
Veja 10 gestos, expressões e posturas que entregam uma pessoa que está mentindo, segundo especialista em linguagem corporal
Trazendo em exemplos práticos, você pode perguntar para um funcionário como está o andamento do relatório. Se ele mover o olho rapidamente à esquerda pra cima, está procurando imagens visuais para lembrar de como está o andamento.
Mas, se você aprecia a verdade e gosta de identificar quando há mentiras ao seu redor, você precisa trabalhar na sua atenção e treinar suas capacidades de interpretação, assim, você poderá interpretar o que as pessoas sentem e pensam por meio de olhares.
Além do polígrafo - detector de mentiras que mede pressão arterial, batimentos cardíacos, temperatura do corpo e dilatação da pupila - Castilho diz que descobrir quando alguém está mentindo se baseia em analisar os sinais emitidos pelo corpo deste indivíduo, tarefa que uma pessoa comum é capaz de fazer, se souber no que deve prestar atenção.
Boudry, M., Blancke, S., & Pigliucci, M. (2015). What makes weird beliefs thrive? The epidemiology of pseudoscience. Philosophical Psychology, 28, 1177-1198. https://doi.org/10.1080/09515089.2014.971946
É realmente uma pena que a ética seja deixada de lado a este ponto na difusão de conhecimentos relacionados a detecção de mentira, os prejuízos pela utilização de técnicas sem real fidedignidade podem ser bem sérios para a vida.
É o caso conhecido, por exemplo, da Dr. Maureen O’Sullivam que, no seriado Lie to Me é retratada como a Dra. Gillian Foster.
Mãos escondidas Fique atento para toques no nariz, cobrir a mão com a boca e palmas da mão escondidas - seja no bolso, nas costas ou cruzando os braços. Quando estamos sendo sinceros, tendemos a expôr as palmas das mãos para o outro. Quando mentimos, somos inclinados a nos fechar e esconder as mãos.