A maturidade surge com o passar dos anos e com as experiências vividas. Uma mulher madura é alguém que mostra respeito e confiança em si mesma e nas outras pessoas. Há um momento na vida das mulheres, em que elas mudam e sabem o que realmente quer!
A maturidade pode ser vista como um conjunto de qualidades e habilidades necessárias para lidar com os desafios de uma fase específica da sua vida.
Muito obrigada pelo texto maravilhoso. Eu ainda sou imatura apesar de já estar nos 30 e casada. Eu também ainda não sei o que quero ser na vida, qual o meu objetivo, meu propósito. Isso me faz muito mal.
Mas, depois de viver tantos desafios e perceber o valor que existe em se posicionar, é o momento em que a mulher madura descobre como pode trilhar seu próprio caminho, quando e onde quiser.
Diariamente, vencemos desafios por simplesmente ser mulher. Com o passar do tempo e as iniciativas de cada uma das gerações, vivenciamos mais vitórias, além de colecionarmos conhecimentos únicos ao observar a sociedade com o olhar de uma mulher madura.
Para refletir sobre esta questão, realizei 52 entrevistas em profundidade com casais que estão casados há, no mínimo, dez anos; e que as mulheres são, pelo menos, dez anos mais velhas do que seus maridos.
Por fim, o que importa é a sua história, que é única, e o que ela estimula em sua mente. A maturidade traz coragem, sabedoria e inspiração para trilhar seu próprio caminho como quiser.
Muito obrigado pela partilha. Concluo de acordo com as suas palavras que e’ essencial em situacoes dificieis termos uma instabilidade emocional, de modo a podermos ver-mos o problema de certa forma como uma oportunidade de aprendizado!
Vimos ao longo desse post que a maturidade não está ligada à idade. Alguns sinais de falta de maturidade podem ir desde aquela instabilidade no humor, até os sérios problemas em interagir com outras pessoas.
É interessante destacar que os maiores obstáculos para o casamento com homens mais jovens foram as outras mulheres, como contou uma jornalista de 53 anos: “Minha filha tem 33 anos e ele tem 32. Quando ela conheceu disse: ‘Seu novo filho?’ Minha mãe dizia o tempo todo: ‘Você é bem mais velha do que ele, isso aí é só sexo casual. Ele nunca vai levar a sério’. Minhas amigas achavam que ele estava se aproveitando de mim. Sempre senti vergonha de ser mais velha e até hoje fico constrangida com o olhar preconceituoso das mulheres”.
É muito comum que, quando somos imaturas, procuremos estar sempre na moda e se vestir como todo mundo. Com o passar dos anos, a importância não é mais dada ao que todos usam, mas sim à aparência e à sensação de se sentir bem.
Não somos melhores que o vizinho, o carteiro, ou o caixa do supermercado. Ter humildade nos mostra que cada um está fazendo o seu melhor e nos lembra que podemos aprender com os próprios erros.
Sonhar é preciso, e as pessoas maduras também sonham. Mas sonham com os pés no chão, sabendo o que pode e o que não pode ser realizado dentro de determinado tempo. As pessoas imaturas “viajam” nas mais mirabolantes ideias sem traçar planos para realizá-las, e assim não atingem objetivos.
Seja aberto à vida, entenda seus limites e lembre de trabalhar a coragem em conjunto com a vulnerabilidade.
Por exemplo, para um desafio no trabalho você pode investir em aprender novas soft ou hard skills, encontrar maneiras de aumentar sua produtividade e delegar mais funções.
Não significa aceitar as coisas como elas são, apesar das injustiças. Mas sim, entender que existem diferentes perspectivas e não vale a pena comprar brigas que não dependem de você para se resolverem.
Nossa missão é apresentar aos 60+ um novo olhar sobre a vida, por meio de curiosidades, dicas de eventos, viagens, saúde e outras informações. Queremos incentivar você a se reinventar por meio de novas experiências para desfrutar uma longevidade feliz, explorando muito mais as possibilidades que os limites.
Maturidade nem sempre significa mais idade, mas outras formas de sentir e, principalmente, outras maneiras de ver e encarar o mundo. Uma mulher madura não apenas conhece o seu valor, mas o valor dos outros. Ela vive em harmonia consigo mesma e não tenta parecer alguém que não é.
A estabilidade emocional vem acompanhada da maturidade e ao passo que nos tornamos adultos. Assumir as responsabilidades é um importante passo no desenvolvimento de cada pessoa.
A reflexão é quando você para e pensa antes de agir ou de tomar uma decisão. Pensa nos pontos positivos e negativos, e considera todas as possibilidades para chegar à melhor escolha possível.