Escolher os pisos para a área externa da sua casa é fundamental para criar um espaço para curtir os momentos ao ar livre. O seu material, a cor e a textura é que vão determinar o visual, a funcionalidade e a qualidade do ambiente.
Você tem alguma dúvida sobre construção e reforma e não sabe a quem perguntar? Faça sua pergunta no Construdúvidas e busque respostas para a comunidade de especialistas. Acesse agora!
Mas é claro que a escolha dos pisos externos é apenas uma parte do projeto. Se você precisa de ajuda também com as esquadrias, veja este post com várias opções que você precisa conhecer!
Créditos imagens: mármore, pedra portuguesa, placa cimentícia, porcelanato, ladrilho hidráulico
Outro ponto importante é combinar o estilo do piso com a área externa, considerando sempre a segurança e beleza que o espaço precisa. Se o orçamento está apertado para construir um deck de madeira, aposte nas cerâmicas que imitam madeira, uma forma criativa para decorar o espaço.
No entanto, o porcelanato é mais resistente que a cerâmica ou as pedras naturais, pois a absorção de água é baixa e não mancha. Importante que seja previsto um sistema de drenagem para escoamento da água, como ralos, para evitar o acúmulo de água na superfície.
Para o ambiente externo, recomenda-se o Bege Bahia (brasileiro) ou o Travertino (importado), pois apresentam o aspecto mais rústico. Para não deixar a superfície escorregadia, realiza-se o processo de levigamento, que é um tipo de acabamento semi-polido.
Mas vale o alerta: não existe apenas uma opção para cada caso. Então a lista a seguir não vai fazer recomendações finais, mas mostrar as características, vantagens e cuidados que você precisa conhecer ao avaliar cada tipo de piso.
Você encontrou aqui vários tipos de pisos para áreas externas, e já entende melhor o que cada um deles pode oferecer à sua obra. Agora tudo o que você precisa fazer é analisar as prioridades do projeto, o orçamento e a viabilidade das escolhas na obra antes de bater o martelo e garantir uma área externa perfeita.
Existem muitos tipos e materiais disponíveis, cada um com uma característica diferente. O importante é escolher o que irá cumprir melhor o objetivo que deseje para a sua varanda, pátio, garagem, jardim ou espaço da piscina. Selecionamos dicas e inspirações para escolher o modelo certo. Confira!
Um piso para área externa precisa atender algumas necessidades do projeto, como por exemplo, trazer segurança, durabilidade e conforto para o ambiente. Por isso, é preciso saber escolher o melhor revestimento para o seu projeto.
O mármore é um material bastante poroso e, por isso, pode manchar facilmente com gordura, absorvendo-a rapidamente. Para isso, é importante realizar a impermeabilização antes de sua instalação e também no contrapiso. A limpeza deve ser constante com produtos específicos à base de ácido muriático. Assim aumenta sua durabilidade.
Lembrando que a cerâmica também é encontrada em seu formato antiderrapante, uma proposta ideal para revestir espaços de lazer em casa. Agora que você já sabe como escolher o revestimento ideal para seu espaço, aposte em um piso para área externa que mais se encaixa a sua necessidade.
Do lado de fora desta casa fica a edícula, que comporta área de serviço, banheiro e churrasqueira, fazendo frontalidade para a piscina e jardim. Projeto do arquiteto Homã Alvico, do Estúdio HAA! (Foto: Evandro Oliveira / Divulgação)
O azulejo de pedra é uma das opções mais econômicas para esse tipo de material. Algumas das grandes vantagens desses tipos de piso são a grande durabilidade, já que pode durar a vida toda, e a grande quantidade de opções.
Além disso, antes de optar por um modelo baseado na estética é preciso identificar alguns aspectos relacionados ao seu uso e manutenção e, sobretudo se a área será frequentada por idosos ou crianças.
Pode parecer estranho, mas o tijolo é muito bem usado em pisos. Entre suas grandes vantagens, está o fato de ser muito durável e de ser antiderrapante, o que pode evitar acidentes.
A madeira sintética é, na verdade, feita de polímeros plásticos, e serve como opção à madeira natural pelo visual parecido. Além disso, por ser feita com um material tão resistente ela dispensa manutenção, já que não se deforma com o sol e a umidade, além de ter muitas opções de cores e formatos.
A desvantagem deste piso está principalmente na porosidade do concreto, pois em alguns casos é necessária a aplicação de impermeabilizantes para reduzir a absorção de água e gordura.