O ponto mais eficaz para tratamento de dor de cabeça se situa exatamente atrás do dedão do pé. Para tanto, só é necessário com o dedo indicador e dedão de alguma das mãos, você pressionar essa região com movimentos precisos e levemente circulares.
Esta técnica tal como a acupuntura, tem origem na medicina tradicional chinesa, sendo indicada para aliviar dores ou para estimular o funcionamento de órgãos através da pressão de pontos específicos nas mãos, pés ou braços.
O diagnóstico dos diferentes tipos de cefaleia começa pelo levantamento da história do paciente e pelo exame clínico e neurológico com o objetivo de determinar as causas e as características da dor. Alguns exames de sangue e de imagem, como ressonância magnética, tomografia de crânio e eletroencefalograma podem ser necessários para estabelecer o diagnóstico diferencial.
Por fim, os exercícios de respiração que ajudam demais a aliviar a dor de cabeça rapidamente. Primeiramente, encontre uma posição confortável e que você fique com as costas eretas e relaxadas. Se quiser pode ser com os olhos abertos ou fechados, o que for melhor para você.
O Tua Saúde, marca do Grupo Rede D'Or, é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar. Também facilitamos o acesso ao atendimento médico personalizado. As informações publicadas não devem ser utilizadas como substituto ao diagnóstico ou tratamento especializado, e não dispensam a consulta com um médico.
“Comece massageando as têmporas com os dedos ou as palmas das mãos, fazendo movimentos circulares no sentido anti-horário. Depois, coloque os polegares na base do crânio, atrás das orelhas e pressione toda a crista óssea até o centro. Por fim, incline a cabeça para frente, apoie-a com uma mão na testa, o cotovelo sendo colocado sobre uma mesa. Com a outra mão, pressione com suavemente a parte de trás do seu pescoço.
A pesquisa também concluiu que 70% das mulheres e 50% dos homens apresentam pelo menos um episódio de cefaleia ao mês. Neste caso, muitas pessoas recorrem a automedicação, o que representa um risco para a saúde. Uma alternativa para o alívio das dores é a massagem – ela deve ser feita com movimentos circulares em alguns pontos estratégicos, como: têmporas, nuca e o topo da cabeça.
A dor de cabeça geralmente não é um problema sério e pode ser tratada com analgésicos de venda livre. Mas alguns tipos de dores de cabeça, como enxaquecas, podem ser extremamente dolorosos e precisam ser tratados por um médico.
5 Outros tipos de dores de cabeça Certas condições de saúde também podem provocar dores de cabeça. São as chamadas dores de cabeça secundárias. Elas costumam ser mais preocupantes, já que estão associadas a outras condições e doenças. Algumas delas podem ser bastante graves, como meningites bacterianas e hemorragias do crânio.
1 Tal dor, também chamada de cefaleia, pode ocorrer em diversos pontos da cabeça. Há casos, por exemplo, de dor de cabeça frontal e de dor de cabeça na nuca. 2 Pode ser leve, moderada ou forte a ponto de incapacitar um indivíduo.
Também pode ter origem muscular, devido à má postura durante o dia ou ao dormir. Pode haver ainda fundo emocional. Muitas vezes, surge no fim da tarde como consequência dos esforços realizados ao longo do dia. 3 Enxaqueca é um tipo de dor cabeça frontal ou lateral A enxaqueca é uma dor de cabeça que pode ser de forte intensidade, impedindo as atividades do dia a dia.
Então, agora você irá pressionar o ponto em questão dos dois lado da mão simultaneamente. Sendo assim, você tem que usar o indicador e o polegar da mão oposta. Mantenha a pressão sobre o músculo durante 30 segundos. Em seguida, faça a mesma coisa com a outra mão, também por 30 segundos.
O que fazer: é recomendado relaxar e repousar em um local escuro e tomar um remédio analgésico ou triptanos, indicados pelo neurologista. É importante também identificar alguns hábitos que possam estar relacionados com o aumento da intensidade da dor, pois assim o tratamento pode ser mais direcionado.
A dor de cabeça é responsável por grande parte das idas aos consultórios médicos e pode prejudicar a produtividade no trabalho, os afazeres do dia a dia e a qualidade de vida. No entanto, na maioria dos casos, não está relacionada a condições graves de saúde.
O Ministério da Saúde mantém uma cartilha (em pdf) para o Uso Racional de Medicamentos, mas você pode complementar a leitura com a Cartilha do Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos - Fiocruz) (em pdf) ou do Conselho Regional de Farmácia de São Paulo (também em pdf). Quanto mais você se educa em saúde, menos riscos você corre.
Sabe aquela dor de cabeça que vem especificamente na região das têmporas? Então, para esse incômodo a melhor técnica para acabar com a dor de cabeça é fazer uma massagem com pressão em ambas as têmporas. Intercale movimentos lentos e circulares por alguns minutos e sinta a dor desaparecendo.
Acredita-se que a cefaleia em salvas tenha origem no hipotálamo, uma estrutura cerebral ligada aos ciclos sono-vigília, e que haja alguma correlação entre essa dor e a apneia do sono. O distúrbio se manifesta mais nos homens do que nas mulheres, durante a segunda e terceira décadas da vida.
O tratamento das cefaleias em salvas tem basicamente dois objetivos: prevenir novas crises e cortar a dor tão logo tenha se manifestado. Na verdade, esse tipo de cefaleia só responde a medicamentos que agem diretamente sobre os receptores da serotonina. O efeito é bastante rápido se forem injetados por via subcutânea no início da crise. A inalação de oxigênio é outro recurso terapêutico útil para controle da dor. Quanto ao tratamento preventivo, existem vários medicamentos que apresentam bons resultados, mas só devem ser utilizados com indicação médica.
Dor de cabeça é todo incômodo localizado na região craniana, ou seja, na testa, têmporas, e até na parte de trás do crânio. Qualquer sensação dolorosa nessa parte do seu corpo é definida pelos médicos como cefaleia.
O bruxismo é o ato de apertar ou ranger os dentes de forma inconsciente, constante e excessiva, o que causa uma pressão sobre os dentes e tensão nos músculos responsáveis pela mastigação, levando ao surgimento de sintomas, como dor de cabeça ao acordar ou dor nas articulações da mandíbula.
Antes de partir para a automedicação, pergunte-se o que poderia estar relacionado ao sintoma. Muitas vezes a origem da dor de cabeça é o estresse, a privação do sono, a falta de hidratação e mesmo o consumo de algum tipo de alimento.
As dores de cabeça são o tipo mais comum de dor. Pode parecer uma dor surda, uma dor aguda ou uma sensação latejante. Pode ser ao redor da testa, atrás da cabeça, atrás das bochechas ou dos olhos, ou por toda parte. A dor de cabeça pode durar menos de uma hora ou vários dias.
Saiba que esses remédios para dor de cabeça são eficazes e seguros no controle do incômodo apenas por curto período de tempo. O uso contínuo da medicação, sem esses cuidados, pode ter como consequência o aumento da frequência do sintoma.