A palavra demoiselle, de origem francesa, significa “moça” ou “donzela”. No casamento, o termo demoiselle é usado para designar as damas de honra, adolescentes ou adultas, que possuem a média de idade parecida com a da noiva. Aqui, elas participam do cortejo do casamento sem ter a necessidade de estarem acompanhadas de um homem.
Lembram que no casamento da Junia as damas de honra entraram carregando máquinas fotográficas? Isso fazia todo sentido para a proposta do casamento onde ambos noivos eram fotógrafos e apaixonados por fotografia. Veja abaixo oito ideias criativas que podem substituir o buquê de flores das demoiselles:
As roupas das Demoiselles podem ser um pouco parecidas com a da noiva ou que combine, elas sempre estão acompanhadas com um buquê em seus mãos, a roupas delas devem ser diferentes das madrinhas seja na cor e no modelos.
Além disso, você pode escolher qualquer mulher para entrar, não necessariamente precisa ser jovem. Você pode chamar até mesmo sua mãe ou avó para levar as alianças até o altar. Mas o mais importante é que essas mulheres sejam pessoas que trazem um significado importante em sua vida. Ao selecionar uma demoiselle é fundamental que ela tenha um vínculo muito forte com você além de ser uma mulher muito especial para completar esse momento que ficará na sua memória para sempre!
Tradicionalmente as damas de honra adultas entram com um pequeno buquê de flores na cerimônia, no entanto, você pode colocar a criatividade em prática e escolher algo totalmente personalizado de acordo com o estilo do seu casamento para suas demoiselles.
É importante mencionar também que não há a regra de que seja preciso escolher apenas uma demoiselle, na verdade no Brasil as pessoas têm escolhido mais de uma, na realidade são mais pessoas para auxiliar a noiva, mas é indicado que sejam pessoas muito próximas a pessoa que está se casando, pois afinal a dama de honra está presente em todo o processo dando força a essa noiva e ajudando nos preparativos necessários.
Uma vez definido que uma demoiselle tem um papel do que se conhece pelo nome de dama de honra, é preciso então entender e atribuir quais seriam as funções dessa pessoa nos casamentos. O primeiro ponto é que uma dama de honra tem um destaque e uma função mais especial que uma madrinha, isso porque ser escolhida para essa função requer mais atenção, mais amizade e mais dedicação dessa pessoa.
Eles devem ser diferentes dos vestidos das madrinhas de casamento. A ideia é que os vestidos das demoiselles sejam iguais ou pelo menos na mesma cor. Madrinhas e demoiselles podem seguir a paleta de cores indicada pela noiva.
Não existe uma regra para o número de demoiselles em casamentos, porém três são suficientes. O cuidado aqui é não deixar o altar lotado de pessoas e tornar o ambiente visualmente poluído e pessoas aglomeradas.
Dessa forma, é possível encontrar o melhor e mais completo cortejo para tornar o seu grande dia ainda mais especial. E para tornar o seu casamento ainda mais completo, conte com o Buffet Tulipas. A primeira etapa da realização de um sonho é a escolha do espaço para a realização do grande dia. Afinal, somente após a definição do lugar que todos os outros momentos poderão ser definidos. É aí que entra toda a história do Buffet Tulipas!
Escolher quem serão as madrinhas e padrinhos é uma das primeiras tarefas que os noivos pensam quando decidem dizer o tão esperado SIM de suas vidas, mas é importante saber que existem configurações novas que estão fazendo sucesso na gringa e chegando ao Brasil como uma forte tendência.
02. Quando e como as demoiselles entram no cortejo? R: Pode ser antes da entrada da noiva (mais comum) ou logo depois. No casamento da princesa Kate Middleton, a sua irmã Pipa foi sua demoiselle e entrou logo em seguida da Kate.
Além de participar do cortejo de casamento com um pequeno buquê de flores, as demoiselles, por serem amigas íntimas e pessoas de confiança da noiva, também são parceiras nas questões que envolvem os preparativos do casamento.
Na Idade Média, as damas de honra tinham a função de confundir os ditos “maus espíritos” ou negatividade. Para isso, elas se vestiam iguais ou semelhantes a noiva e entravam antes.
Então o número de demoiselles fica a critério de cada noiva, isso não faz com que os padrinhos e madrinhas sejam deixados de fora, eles participam também e são pessoas diferentes das damas de honra, as quais seguem normalmente os protocolos mais comuns em relação a isso que é a sua entrada no início da celebração e a sua permanência na parte mais a frente. A entrada e a localização das demoiselles é algo mais livre, isso quer dizer que é a noiva quem escolhe o momento em que isso acontece e de que forma, incluindo o lugar onde vão ficar durante a oficialização do casamento.
1) Entrada das alianças Por tradição, daminhas e pajens costumam ter a importante função de levar as alianças até o celebrante do casamento.
batizado padrinho compadre mais...
Significado de Dinda substantivo feminino Madrinha; mulher escolhida para batizar uma criança; forma carinhosa de se tratar essa mulher; dindinha.
Seguindo a tradição dos casamentos, a entrada do cortejo começa pelo noivo – acompanhado da sua mãe, que fica ao seu lado esquerdo. Em seguida, o pai do noivo é quem continua – que também vem com a acompanhante, a mãe da noiva, em seu lado esquerdo.
Qual o papel da daminha de casamento? A daminha entra após a noiva e, junto com o pajem (ou não), leva as alianças. Essa fofura costuma usar um modelito que lembra o da noiva.
Quando o casamento é na igreja ou tem cerimônia religiosa, as daminhas e pajens podem levar objetos como bíblias e imagens até o altar.
Além de fofos, eles trazem graça e leveza ao grande dia. Mas, afinal, qual a função dos pajens e daminhas? Antigamente, o pajem levava as alianças e a daminha o acompanha com o buquê parecido com o da noiva. Hoje, não existe mais regra de quantas crianças devem entrar na cerimônia e muito menos do que devem fazer.
Os pajens e daminhas além de surpreenderem todos os convidados com seu carisma e serem totalmente imprevisíveis, eles possuem a função de seguir à frente, abrindo passagem e confundindo e afastando os maus espíritos para que a noiva possa entrar e encantar todos os convidados da cerimônia.
Nos Estados Unidos por exemplo, muitas Damas de Honra são as amigas, primas e até irmãs da Noiva, e são elas as responsáveis por grande parte dos preparativos do casamento. Lembrando que uma não precisa substituir a outra, e você pode harmonizar sua cerimônia para que tenha Daminhas e Demoiselles!
Quem leva as alianças é o pajem. Ao chegar, ele as entrega ao noivo que irá colocá-las sobre o altar. A daminha leva um pequeno buquê ou uma cestinha de flores. Quando não houver um pajem, o noivo deverá levar a caixinha com as alianças no bolso direito do paletó.