Introdução. A prática da eutanásia, quer seja ativa ou passiva, é punida por nossa legislação penal em vigor de acordo com o dispositivo que trata do homicídio (Artigo 121 do Código Penal, Decreto-Lei 2.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), em conceito definido em 1990 e atualizado em 2002, “Cuidados Paliativos consistem na assistência promovida por uma equipe multidisciplinar, que objetiva a melhoria da qualidade de vida do paciente e seus familiares, diante de uma doença que ameace a vida, por meio da ...
Os cuidados paliativos se centram na qualidade e não na duração da vida. Oferecem assistência humana e compassiva para os pacientes que se encontram nas últimas fases de uma doença que não pode mais ser curada para que possam viver o mais confortavelmente possível e com a máxima qualidade.
Objetivo. Promover a qualidade de vida do paciente e de seus familiares através da prevenção e alívio do sofrimento, da identificação precoce de situações possíveis de serem tratadas, da avaliação cuidadosa e minuciosa e do tratamento da dor e de outros sintomas físicos, sociais, psicológicos e espirituais.
Os Cuidados Paliativos são cuidados que não tem por foco a cura de uma devida condição de saúde, mas sim o aumento da qualidade de vida de um paciente.
O objetivo principal é prevenir e aliviar o sofrimento, por meio de identificação precoce, avaliação e tratamento correto de sintomas e outros problemas, sejam eles físicos, psicossociais ou espirituais.
A família enquanto cuidadora no domicílio passa a exercer funções, muitas vezes, antes desconhecidas como administrar medicação, manusear drenos e sondas, realização de curativos e higienização do paciente, além de lidar com o agravamento dos sintomas e possibilidade de morte.
O cuidado faz parte da vida do ser humano desde os primórdios da humanidade, como resposta ao atendimento às necessidades na dimensão ontológica ou espiritual, visto que a vida do ser humano é singular e deve ser vivida intensamente. ... Assim, incorporou e continuamente absorveu esses novos saberes em prol da vida humana.
Autocuidado: o que é, como praticar e benefícios desse hábito
6 formas de incluir o autocuidado no dia a dia
A Arte de Cuidar acredita que o cuidado é mais que um ato, é uma conduta diária construída pelo respeito ao próximo e dedicação.
45 sinônimos de cuidar para 7 sentidos da palavra cuidar: Tomar conta de: 1 atender, curar, encarregar-se, interessar-se, medicar, ocupar-se de, olhar, preocupar-se, responsabilizar-se, tomar conta de, tratar de, tutelar, velar, vigiar, zelar.
Ajudar, dar, entregar, contribuir, alimentar, estender a mão, escutar, proteger, acudir e abraçar. Todos estamos de acordo que é um ato de valentia e generosidade praticar cada uma dessas ações relacionadas ao cuidado com os outros, porque elas exigem algo de nós.
A importância de preservar a natureza. Preservar o meio ambiente é fundamental para manter a saúde do planeta e de todos os seres vivos que moram nele. Para celebrar o esforço em proteger os recursos naturais, A ecologia é a ciência que estuda as relações entre os seres vivos e os meios onde vivem.
Pois bem, um cuidador de idosos atua na prevenção de doenças, mantendo a higiene pessoal do paciente em dia, realizando a troca de fraldas nos horários corretos, afastando o risco de infecções urinárias tão comuns na terceira idade e que trazem fortes complicações aos idosos. ...
Cuidar de alguém é doar um pouco do próprio tempo. Nos dias corridos que vivemos atualmente, doar tempo tem sido cada vez mais difícil. O verbo cuidar está relacionado a ter zelo, atenção e preocupação… com alguém ou com alguma coisa.