Esse compacto nervoso sai da pelve atravessando o forame isquiático maior. Logo após atravessar esse forame, o plexo sacral emite seus ramos colaterais e se resolve no ramo terminal, que é o nervo isquiático.
O nervo ciático atravessa a região posterior da coxa onde irá inervar os músculos isquiotibiais (bíceps femoral, semitendinoso e semimembranoso) e no joelho ele se bifurca, formando o nervo tibial (medial) e o nervo fibular comum (lateral).
O ciático ou isquiático é o maior nervo do corpo humano. Ele é formado na pelve (bacia), oriundo da união de raízes nervosas lombossacras (L4 a S3). O nervo deixa a pelve através da incisura isquiática maior e atravessa o quadril abaixo do músculo pirifome.
O nervo ciático é o maior nervo do corpo humano. Ele se origina de diversas raízes nervosas que saem do final da coluna lombar, mais precisamente das raízes L4, L5, S1, S2 e S3. Ele é responsável por controlar as articulações do quadril, joelhos e tornozelos, além dos músculos das pernas e pés.
PLEXO LOMBAR
Formado por raízes neurais que saem da cauda equina (porção final da medula espinhal) na região lombar e sacral nos níveis L3, L4, L5, S1 e S2 tem seu trajeto passando pelo forame isquiático que se localiza entre o ilíaco e o púbis no quadril ou como é popularmente conhecido, a bacia.
A dor neuropática é um tipo de dor crônica que ocorre quando os nervos sensitivos do Sistema Nervoso Central e/ou periférico são feridos ou danificados. Esse tipo de problema está presente em até 10% da população e pode ser incapacitante, causando diferentes sensações de dor.
Dor no nervo ciático - O que fazer para aliviar a dor
Para obter alívio imediato no caso de dor ciática aguda, o médico pode recomendar os seguintes medicamentos: anti-inflamatórios não esteroides, cortisona e relaxantes musculares. Muitas vezes o médico prescreve uma injeção de anti-inflamatórios e relaxantes musculares juntos, por exemplo: Muscoril e Voltaren.
Para destravar de vez o nervo ciático, os exercícios mais aconselhados são:
Caminhar é uma abordagem surpreendentemente eficaz para aliviar a dor ciática. Esta prática, quando executada de forma regular, estimula a liberação de endorfinas que combatem a dor e reduzem a inflamação.
Muito popular, os alongamentos de posteriores de coxa se feitos excessivamente, podem piorar os sintomas, por dois motivos: excesso de flexão forçada de tronco, movimento de flexão e extensão, gerando uma irritação ao nervo ciático.
Durante uma crise de dor ciática também é importante ter outros cuidados como não rodar o tronco, nem fletir o corpo para frente, como se quisesse pegar algo do chão. Para dormir deve-se deitar de lado com um travesseiro embaixo do pescoço e outro travesseiro entre as pernas, para manter a coluna sempre bem alinhada.
Quais os sintomas do nervo ciático inflamado?
Conseguindo isso, pode-se iniciar a fortalecer a musculatura da região lombar e abdominal para ter maior sustentação do peso corporal e não sobrecarregar a coluna. As melhores atividades físicas são: caminhada, natação, hidroginástica e fortalecimento muscular (academia ou pilates).
Se no percurso do nervo algum músculo estiver contraído, isso é suficiente para “pinçar” o ciático, causando dores na região. O treinamento com peso, embora não pareça, tem índices de contusão baixos. É seguro desde que realizado sob orientação de um profissional.
De acordo com o estudo, em pacientes com dor lombar crônica, fazer caminhadas foi efetivo no controle da dor e na redução da limitação física.
Para quem já tem problemas de coluna, o ideal é passar longe de exercícios de alto impacto, como a corrida. Os mais recomendados são a caminhada, o transport e a bicicleta ergométrica.
Olá, De uma forma geral não há contra-indicação para caminhada, a não ser que você esteja em crise ou sintomas agudos. Porém, é importante o acompanhamento médico regular para avaliar a hérnia de disco e a reabilitação necessária.
Exercícios para Dor Lombar