EQST

Qual O Mecanismo De Aço Dos Inibidores Seletivos Da Recaptaço De Serotonina?

Qual o mecanismo de ação dos Inibidores Seletivos da Recaptação de Serotonina?

Como classe, os inibidores seletivos da recaptação da serotonina inibem a recaptação pré-sináptica da recaptação da serotonina, e deste modo aumentam a disponibilidade da serotonina sináptica 1,2. Causam efeitos adversos como os antidepressivos tricíclicos, mas apresentam uma tolerabilidade bem maior que estes 3.

Quais são os medicamentos ISRS?

Os ISRS incluem citalopram, escitalopram, fluoxetina, fluvoxamina, paroxetina, sertralina e vilazodona. Embora tais fármacos tenham o mesmo mecanismo de ação, diferenças em suas propriedades clínicas tornam a seleção importante.

O que é o ISRS?

Descobertos ainda no século passado, os Inibidores Seletivos da Recaptação de Serotonina (ISRS) continuam sendo consideradas drogas excelentes para o tratamento de transtornos psiquiátricos como a depressão e a ansiedade.

Qual o ISRS mais potente?

A sertralina e a paroxetina são os mais potentes inibidores da recaptação 2.

Qual o mecanismo de ação dos ISRS?

Mecanismo de Ação Os ISRS inibem a recaptação da serotonina na fenda sináptica e com isso há mais neurotransmissores disponíveis para a exercer a atividade serotonérgica, como é ilustrado na figura abaixo.

Como funciona o ISRS?

Mecanismo de Ação Os ISRS inibem a recaptação da serotonina na fenda sináptica e com isso há mais neurotransmissores disponíveis para a exercer a atividade serotonérgica, como é ilustrado na figura abaixo.

O que é a Recaptação da Serotonina?

A recaptação é um mecanismo que o neurônio realiza para retirar o neurotransmissor (no caso, serotonina) da fenda sináptica. Quando a recaptação é inibida, aumenta a quantidade de serotonina disponível para os neurônios.

Qual ISRS escolher?

Dentre os medicamentos ISRS encontram-se: Fluoxetina, Paroxetina, Citalopram, Escitalopram, Sertralina, Fluvoxamina. Cada um deles tem suas peculiaridades e tem estudos clínicos que comprovam a sua eficacia em quadros específicos, apesar de todos serem a primeira escolha para o Transtorno Ansioso e para a Depressão.

Quais são os mecanismos de ação dos Psicofarmacos?

Os antidepressivos inibem a MAO e/ou a recaptura de neurotransmissores, os psicoestimulantes atuam na liberação, os neurolépticos bloqueiam receptores, o lítio inibe a liberação e interfere com o ciclo do fosfatidinilinositol.

O que acontece quando inibe a serotonina?

Assim, quando há a ausência de serotonina, ou não há quantidade adequada da substância no cérebro, os sentimentos de solidão e tristeza podem ser predominantes. Ou seja, a serotonina é um estabilizador natural do humor, e sua ausência no cérebro pode provocar depressão e também ansiedade.

Qual a classe de antidepressivos mais utilizada e porquê?

Os ISRS são a classe de antidepressivos mais prescrita no mundo. São drogas relativamente novas, seguras mesmo em doses elevadas, bem toleradas e com perfil de efeitos colaterais leves. O primeiro medicamento desta classe a ser comercializado foi a fluoxetina, o famoso Prozac®, em 1987.

Qual a função da serotonina no organismo?

A Serotonina atua em diversas áreas do corpo como: Sistema Nervoso – Onde ajuda a regular funções como humor, sono, apetite, ritmo cardíaco, ansiedade, temperatura corporal e emoções.