EQST

Qual O Lema Central Da Psicologia Comunitria?

Qual é o lema central da psicologia comunitária?

O problema central da Psicologia comunitária não é a relação saúde e doença, prevenção e tratamento, mas a construção do indivíduo como sujeito de direitos, fortemente envolvido com a sua realidade social, que está ligada ao contexto onde reside.

Como surgiu a Psicologia Social Comunitária?

O surgimento da Psicologia comunitária ocorreu em meados da década de 60: Relacionado aos movimentos sociais comunitários, em especial os de saúde mental, com a constituição dos serviços de saúde mental de base comunitária. Críticas às intervenções exclusivamente médicas e hospitalocêntricas nos casos de doença mental.

O que é a psicologia comunitária?

Psicologia Comunitária ou Psicologia da comunidade é uma área de especialidade que coloca em pauta a forma como os indivíduos se relacionam com a sociedade. ... Psicólogos que trabalham neste campo estudam a forma como cultura, economia, o social, a política e ambiente podem influenciar a vida de pessoas em todo o globo.

O que é Psicologia Social Comunitária Scielo?

A Psicologia Comunitária dedica-se a estudar, compreender e intervir no cenário de questões psicossociais que caracterizam uma comunidade. Salienta-se por sua praticidade e pela diversidade das opções teóricas e intencionalidades que estruturam seus fazeres.

Como a Psicologia Social Comunitária se desenvolveu no Brasil?

No Brasil, geralmente o surgimento da Psicologia Comunitária é reportado a um grupo de psicólogos ligados a PUC-SP. Esse surgimento pode estar também relacionado ao fortalecimento dos movimentos sociais no país no fim da década de 1970.

Como surgiu a Psicologia Comunitária nos Estados Unidos?

Enquanto nos Estados Unidos a Psicologia Comunitária se originou, principalmente, como negação ao modelo médico tradicional, a partir de concepções acerca da saúde mental comunitária, na América Latina surgiu da Page 6 Cezar Góis 282 Universitas Ciências da Saúde - vol.01 n.02 - pp.277-297 problematização social da ...

Qual a importância do psicólogo comunitário para a sociedade?

O surgimento da psicologia comunitária permitiu o desenvolvimento de práticas sociais nas comunidades enfatizando a saúde coletiva, a noção de grupo, a delimitação das intervenções e a importância do diálogo e da atuação do psicólogo na condição de facilitador das práticas sociais (Freitas, 1998; Góis, 1994; Ussher, ...

O que é a inserção da o Psicóloga o na comunidade?

2. uma segunda forma de inserção, em que o contato e a entrada que o psicólogo constrói na comunidade acontecem orientados pelas necessidades que a população vive, sendo portanto os objetivos norteadores do trabalho definidos a posteriori.

Qual a contribuição do psicólogo a na psicologia comunitária?

O trabalho do psicólogo comunitário em uma comunidade visa sobremaneira à formação de uma consciência crítica da própria população, que nesse processo, participa de forma ativa na identificação e na resolução de suas necessidades principais.

Qual o principal foco de intervenção da Psicologia Social Comunitária?

A intervenção em psicologia social comunitária visa promover uma mudança na estrutura de uma comunidade (ÁLVARO; GARRIDO, 2006), uma concepção que precisa ser discutida entre pesquisadores da área, por considerar que existe um conjunto de crenças e normas culturais inerentes ao grupo comunitário.

Qual o fundamento da Psicologia Social Comunitária?

A Psicologia Social Comunitária utiliza-se do enquadre teórico da Psicologia Social, privilegiando o trabalho com os grupos, colaborando para a formação da consciência crítica e para a construção de uma identidade social e individual, orientada por preceitos eticamente humanos (Freitas, 1996).

Como surgiu a Psicologia Comunitária?

No território norte-americano, o surgimento da Psicologia Comunitária ocorreu em meados da década de 1960, relacionado aos movimentos sociais comuni- tários, em especial os de saúde mental (Álvaro & Gar- rido, 2006; Bennet et al., 1966).

O que foi o processo de deselitização da psicologia?

As comunidades constituem-se historicamente como espaços de interesse da Psicologia Social, pois são, por definição, lugares de relações sociais e institucionais. ... Esta deselitização significou a "imersão" dos (as) psicólogos (as) em comunidades, atendendo as camadas economicamente menos favorecidas da população.

O que é psicologia Latino-americana?

A psicologia latino-americana apresenta-se como alternativa à Psicologia no que diz respeito a sua responsabilidade social como conhecimento e profissão, indo de encontro à cultura vigente de produtivismo e academicismo que não se preocupa com a transformação da realidade.